Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O prefeito de Itacajá, Manoel Pinheiro, inaugurou ontem, quinta-feira, 16, a Praça Francisco Colares, onde está sendo implantado o Museu Vivo dos Povos Kraho. O evento contou com as presenças de caciques de todas as aldeias, de historiadores, representantes da Funai - Fundação Nacional do Índio, de autoridades locais e um grande número de populares.

A entrega dos novos equipamentos urbanos é um resgate da história de Itacajá, pois homenageia o fundador do município Francisco Colares e os índios Kraho. “Com essa bela obra estamos resgatando a história da cidade e a cultura indígena. A praça será passagem obrigatória para quem deseja conhecer a vida e os costumes dos primeiros habitantes da região”, diz o prefeito Manoel Pinheiro.

A Praça Francisco Colares tem mais de 3.000 m2 e foi construída no formato de uma aldeia. Está equipada com quiosque, quatro banheiros públicos, palco elevado, bancos de concreto com caramanchão e doze totens simbolizando cada aldeia do município de Itacajá. O Museu Vivo dos Povos Kraho está instalado em uma “oca” localizada no centro da Praça. O local será aberto ao público em 19 de abril de 2011, Dia Nacional do Índio, quando os visitantes poderão conferir o artesanato indígena, o folclore e toda a cultura Kraho.

O cacique Isac Coru Kraho, da Aldeia Mangabeira, ressalta a importância do museu para seu povo. “Esse museu é muito bom pra nós, pois traz de volta as coisas que estão perdidas como a música, a dança, o nosso folclore. Estamos muito felizes com essa obra”, destaca o cacique.

Decoração de Natal

Na Praça Francisco Colares também foi entregue à população a decoração de natal, com uma grande árvore ao centro e outros símbolos natalinos. As peças foram confeccionadas com material reciclado e proporcionam um colorido especial ao novo equipamento público de Itacajá.

Fonte: Assessoria da Prefeitura de Itacajá