Acompanhado da secretária de Cultura do Estado, Kátia Rocha, o embaixador da República Popular da China,Qiu Xiauqi conheceu na manhã de ontem, segunda-feira, 24, diversos pontos turísticos da capital Palmas. Além do diplomata, também estavam no passeioa embaixatriz, Liu Min, o ministro conselheiro do Comércio da China, Wang Qingyuan, sua esposa, Qong Qiuhua, além da adida civil, Yang Lin.
A comitiva visitou a Praça dos Girassóis e seus monumentos, o Museu Histórico do Tocantins – Palacinho, a loja de Artesanato e a Galeria Mauro Cunha na Fundação Cultural do Estado do Tocantins, onde foram recepcionados pelos músicos do projeto Tambores do Tocantins, que puderam mostrar um pouco melhor da música tocantinense. O grupo Tambores executou o Hino ao Tocantins e Manakeheki, de Genésio Tocantins, Pilão de Dois e Hino dos Tambores, do Tambores do Tocantins, Dodói, de Juraildes da Cruz e uma salva de tambores em homenagem à China.
Contagiado pela energia dos Tambores do Tocantins, o Embaixador Qiu Xiauqi se arriscou a tocar alguns instrumentos musicais., como o xequerê e caixa, fabricados pelos próprios alunos do projeto, e um tarol. Mostrando que conhece tem conhecimentos de percussão, Qiu Xiauqi ainda foi acompanhado pelo grupo num improviso misturando ritmos chineses e brasileiros. Um momento de descontração. “Conseguimos encantar o coração do embaixador, isto abre portas para nossos jovens e sua cultura na China e para os jovens chineses no Tocantins”, disse a secretária Kátia Rocha.
Na Galeria Mauro, puderam conhecer a cultura quilombola do Estado, mais precisamente de Arraias, na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, retratada pela Exposição Lagoa da Pedra e a Roda de São Gonçalo, do repórter fotográfico Emerson Silva. “São muito bonitas as imagens e a cultura negra do Tocantins”, avaliou o Embaixador Qiu Xiauqi.
Fonte: Secom