Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 27, a eleição da nova direção executiva da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM). Como candidato único, escolhido por consenso dos componentes da Associação, concorreu o prefeito da cidade de Tocantínia, Manoel Silvino, tendo como vice, o prefeito de Natividade, Joaquim do Posto (PV).

Após breve votação por contagem visual dos prefeitos presentes no auditório da ATM, em Palmas, o prefeito Silvino foi eleito juntamente com os demais componentes da chapa.

No ato do anúncio dos 7 membros da direção executiva da ATM, foi anunciado também o nome do ex-presidente da entidade, o prefeito de Santa Fé do Araguaia, Valtenis Lino (PMDB) como 1º diretor financeiro da Associação.

Outro nome que compôs chapa ao lado de Silvino, foi o do prefeito da cidade de Almas, Leonardo Cintra (PSDB), que chegou a se colocar a disposição dos demais prefeitos para ser candidato à presidência da entidade. Cintra assumiu, com a eleição da nova chapa, o cargo de 2º vice-presidente da ATM.

Compondo a mesa, ao lado de Valtênis, estavam o senador João Ribeiro (PR); a senadora Kátia Abreu (DEM); o secretário da Agricultura do Tocantins, Jaime Café (PR), o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), outros secretários de Estado e componentes da antiga diretoria da Associação.

Em seu último pronunciamento como presidente da ATM, Valtenis Lino considerou a eleição da ATM, uma “festa da democracia” para os prefeitos tocantinenses.

Resposta às críticas

Contestando as críticas do prefeito de Palmas à Marcha dos Prefeitos à Brasília, a representante da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Helena Garrido, frisou que as poucas conquistas dos municípios são feitos do movimento. “Aquele 1% do FPM (Fundo de Participação dos Municípios),os repasses da presidência, foram conquistas da Marcha”, frisou.

Helena concordou que ainda existem melhorias a serem feitas, como por exemplo no pacto federativo dos municípios. “A marcha vai apresentar agora em maio, uma nova proposta de pacto federativo dos municípios”, completou.