Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Senador João Ribeiro e Clesio Andrade

Senador João Ribeiro e Clesio Andrade Foto: André Camargo

Foto: André Camargo Senador João Ribeiro e Clesio Andrade Senador João Ribeiro e Clesio Andrade

O senador João Ribeiro (PR) aderiu à Frente Parlamentar do Transporte Público, composta por mais de 100 deputados federais e 25 senadores - entre eles, o senador Clésio Andrade (PR), presidente da Confederação Nacional dos Transportes (foto). O objetivo da Frente, que existe desde 2003, é melhorar as condições de mobilidade nas cidades e garantir que a população mais necessitada possa acessar os serviços de transporte público de qualidade.

Ao assinar o compromisso de fazer parte da Frente, o senador João Ribeiro justificou dizendo: “além da falta de qualidade nos transportes públicos que conhecemos, na verdade não tem transporte publico na maior parte das cidades brasileiras”. Segundo pesquisas do Governo Federal, quase 40 milhões de brasileiros, integrantes das classes “D” e “E”, não tem acesso ao transporte público por não terem condições para pagar a tarifa.

“No Tocantins, transporte público praticamente não existe”. Com exceção das cinco maiores cidades do Estado, não tem transporte municipal no Tocantins. “Isto é um grave exercício de exclusão social que não podemos mais pactuar”, disse o senador que pretende trabalhar em seu novo mandato para a melhoria “não apenas da infra-estrutura do transporte publico, mas também da qualidade e da oferta do transporte publico no Tocantins”, disse.

Entre as propostas defendidas pela Frente está a criação do Vale Transporte Social para garantir a utilização do transporte publico para as famílias carentes beneficiarias do Bolsa Família; fortalecer, fiscalizar e ampliar o Vale Transporte; a criação de uma verdadeira política prioritária para o transporte coletivo urbano; e tratamento tributário diferenciado para propostas positivas de instalação de transporte coletivo em cidades com menos de 40 mil habitantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa João Ribeiro