Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A equipe pedagógica do projeto Telinha de Cinema, iniciativa da ONG Casa da Árvore Projetos Sociais em parceria com a Vivo e, a partir deste ano, Petrobras e Universidade Federal do Tocantins, visitou nas últimas duas semanas mais de dez escolas públicas da região sul de Palmas, mobilizando mais de três mil adolescentes. São alunos da rede pública de ensino com idade entre 14 e 18 anos, residentes nas regiões dos Aureny’s, Taquaralto, Santa Fé, Santa Bárbara e proximidades.

O número de interessados em se inscrever no projeto superou o de vagas oferecidas. “Recebemos quase cem inscritos para as duas novas turmas abertas para este semestre”, destaca Fernanda Veloso, coordenadora pedagógica do núcleo de Palmas do Telinha de Cinema.

Serão formadas duas turmas com 20 alunos cada. Para chegar a este número, a equipe de educadores do projeto realizará esta semana uma oficina, onde os jovens passarão por um processo de imersão nas técnicas de produção de vídeos de bolso. “Nosso objetivo é dar oportunidade para que todos entendam o que é o curso e assim, tenham mais embasamento para decidir se continuam ou não”, destacou Daniel Bauducco, professor de roteiro, lembrando ainda que critérios como interesse, desenvoltura e histórico escolar serão utilizados para a seleção dos novos alunos. As oficinas acontecem nos dias 21, 23 e 25 de fevereiro no Espaço Telinha, com turmas das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h30.

No Telinha de Cinema estes jovens terão a oportunidade de desenvolver habilidades artísticas e tecnológicas através do estudo e de produções colaborativas de vídeos, com uso de telefones celulares e outras mídias móveis. As aulas serão ministradas três vezes por semana e compreendem as disciplinas de Roteiro, Produção e Edição. O curso contará com 180 horas aula e será ministrado por educadores selecionados através de edital público, com vagas de estágios para universitários do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Tocantins. As aulas começarão no dia 28 de fevereiro e trarão ainda experimentações com mídias locativas, streaming de vídeo e outros processos de criação de arte digital.

O projeto Telinha de Cinema tem como meta estimular o uso destes processos criativos e de produção artísticas como mediação para processos de aprendizagem, dentro e fora da escola. Quase 300 jovens já foram beneficiados desde 2007. Além de apostar na formação dos jovens como agentes de transformação do ambiente escolar, a iniciativa prevê ações que vão desde atividades acadêmicas que estimulem a pesquisa e a extensão universitária dedicada, à convergência entre a educação e a arte digital, formação técnica de professores e a ampliação das experiências artísticas através do circuito de residências.

O projeto também irá promover ações de estímulo ao empreendedorismo juvenil e ao desenvolvimento de negócios criativos. Para isso, as entidades envolvidas vão garantir a ampliação da experiência vocacional aos alunos, podendo financiar micro empreendimentos que visem geração de renda a partir de negócios criativos.

Novo núcleo em Goiânia

Este ano a ONG Casa da Árvore implantou o projeto Telinha de Cinema no Estado de Goiás, em parceria com a Vivo, Petrobras e Universidade Estadual de Goiás (UEG). A equipe local foi formada através de edital público para os cargos de Coordenador Pedagógico e educadores, dedicados a professores e acadêmicos do curso de Audiovisual da Universidade do Estado de Goiás – UEG.

Em Goiânia o projeto está sendo realizado na Unidade Universitária de Goiânia – Laranjeiras, em um espaço cedido pela instituição de ensino. Duas turmas estão sendo formadas com 40 vagas cada. Mais de dois mil estudantes participaram da etapa de mobilização. Esta semana também será realizado em solo goiano oficinas para selecionar os alunos das primeiras turma. As aulas também iniciam em 28 de fevereiro.

Histórico

O Telinha de Cinema é realizado em Palmas (TO) desde 2007, fruto de uma parceria da ONG Casa da Árvore Projetos Sociais com a Vivo. O projeto consiste na capacitação de jovens estudantes da rede pública de ensino na produção de vídeo e outros conteúdos multimídias a partir do uso de telefones celulares. A iniciativa já beneficiou quase de 300 jovens e muitas produções dos alunos já foram premiadas ou selecionadas para mostras e festivais em todo o país, como o 21º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, 2º Festival de Filmes Curtíssimos (DF e RJ), Festival Audiovisual Visões Periféricas (RJ), Chico- Festival de Vídeo de Palmas, 1º. Fest Cine Maracanaú (CE) e 32° Festival Guarnicê de Cinema (MA).

Os excelentes resultados apresentados pelo Telinha de Cinema em Palmas também possibilitaram a criação de novos projetos como o Telinha na Escola, realizado em Porto Velho (RO) desde 2009, em parceria com a Vivo e a Secretaria de Estado de Educação, e em Recife (PE), em parceria com a Vivo e a Prefeitura Municipal de Recife. O Telinha na Escola também deu origem ao Circuito Telinha na Escola (itinerante). Nos dois projetos, a ONG trabalha a temática do uso de novas tecnologias em sala de aula e a sua apropriação pelos educadores. O circuito, por exemplo, já foi realizado em Goiânia no ano de 2010, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de Goiás, e este ano, na cidade de Morrinhos.

Fonte: Assessoria de Imprensa