Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Logo após a abertura da sessão ordinária da manhã desta quinta-feira, 24, o presidente da Casa, deputado Raimundo Moreira (PSDB) suspendeu os trabalhos para aguardar a chegada de mais parlamentares no plenário. No entanto, com a entrada dos deputados de oposição no plenário, uma discussão chamou a atenção.

Os deputados de governo e oposição discutiam sobre o pedido de auditoria feito pelo presidente junto ao Tribunal de Contas do Estado nas gestões de Carlos Gaguim (PMDB), no governo e Junior Coimbra (PMDB) na Assembleia.

No ato, indignado, o deputado Sargento Aragão (PPS) deixou o plenário bradando que estava “em obstrução”. “Eu, deputado Sargento Aragão, estou em obstrução e me pronuncio depois”, exclamou. Segundo um dos membros da AL, isso significa que o deputado estaria, em forma de protesto, deixando o plenário para obstruir a votação de matérias.

Entraves na votação da LDO

Já o deputado Wanderlei Barbosa (PSB) destacou que a bancada de oposição ainda não recebeu a documentação oficial, por parte dos governistas, informando os novos índices de repasse para os órgãos do Judiciário. “Assim que recebermos, nós vamos votar”, completou.

Barbosa informou ainda que, mesmo com a entrada dos documentos no plenário, na tarde de ontem, estes números ainda não foram entregues para os deputados. “Se foi entregue, foi apenas aos líderes, mas para nós ainda não chegou nada”, disse.

O deputado ainda destacou a intenção dos oposicionistas em não aceitar os novos valores de repasse orçamentários para os órgãos do Legislativo e do Judiciário. “As modificações são uma iniciativa que deve ser tomada em conjunto entre as bancadas. A emancipação definitiva dos poderes é o mais importante”, frisou.

Neste momento, os deputados da bancada governista se encaminharam para o gabinete da deputada Solange Duailibe (PT) para discutirem sobre as ações da bancada com relação ao pedido de auditoria e aos novos números da LDO.