Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Estratégias e ações que garantam a segurança da população, em especial a dos foliões no Carnaval 2011, em Palmas e no interior do Estado, deram o tom à reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 28 de fevereiro, na sede do QCG – Quartel do Comando Geral, em Palmas. A convite do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Marielton Francisco dos Santos, diversos órgãos ligados à segurança no Estado estiveram presentes para ouvir e apresentar sugestões.

De acordo com o Comandante-Geral, todo o planejamento que está sendo realizado visa, exclusivamente, proporcionar segurança à população. “Nosso objetivo maior é dar segurança aos foliões e também às pessoas que forem visitar as cidades do interior, principalmente as que devem apresentar um maior fluxo de pessoas nesse período, a exemplo de Gurupi e Dianópolis”, disse o Cel. Marielton, adiantando que, além do efetivo de mil policiais militares, haverá reforço, vindo de vários órgãos, totalizando mais de 300 homens. 120 militares serão deslocados para atender o interior nesse período carnavalesco, para reforçar o policiamento já existente nessas localidades.

Após os cumprimentos iniciais feitos pelo Comandante-Geral, o Tenente-Coronel Messias Lopes da Conceição Júnior, comandante do CPC – Comando do Policiamento da Capital, fez uma explanação sobre as estratégias de segurança em Palmas, que contará, além do efetivo ordinário, com um reforço de cerca de 170 homens nas ruas e no local do evento (estacionamento do CREA – na Avenida Theotônio Segurado). O CPC atende os municípios de Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Miracema.

Haverá barreiras no acesso aos locais do evento e também na entrada e saída da capital, como uma ação preventiva. O reforço será feito ainda nas quadras circunvizinhas, como forma de garantir e manter a ordem pública. Durante a apresentação, o Coronel Messias ressaltou a necessidade de se trabalhar em conjunto com a Polícia Civil – plantões noturnos – o SAMU, com equipes no local do evento para atender os foliões, a ATTM – Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade, com o apoio de equipes para o isolamento das pistas e atendimento especializado, Corpo de Bombeiros sempre a postos, Guarda Metropolitana, Helicóptero do Estado atuando na prevenção de possíveis delitos, do Hemocentro e HGP – Hospital Geral de Palmas, além da Prefeitura da capital atuando com fiscalização específica. “Todo esse trabalho é fundamental, essas parcerias são muito importantes porque cada um fazendo o seu papel o resultado é muito positivo e a segurança da população é o nosso objetivo maior”, disse o Tenente-Coronel Messias. Ele adiantou que a PM já está realizando uma campanha educativa/repressiva no sentido de orientar as pessoas sobre o evento.

INTERIOR

De acordo com o comandante do CPI – Comando do Policiamento do Interior, Coronel Gilberto Nogueira da Costa, neste último final de semana a PM, por meio de suas nove unidades no interior, já iniciou a Operação ‘Fogo Zero’, com atuação nas divisas do Tocantins, apreendendo armas de fogo, drogas e outros entorpecentes. Segundo o Coronel Nogueira, a operação será intensificada até o final do carnaval 2011. Será colocado a postos todo o efetivo – administrativo e operacional – em cidades estratégicas (Dianópolis e Gurupi, por exemplo) que também contarão com o reforço de um pelotão preventivo. “É uma missão árdua, complexa e que precisa da união de todos”, disse o Coronel Nogueira.

Presente ao encontro representando o Procurador Geral de Justiça Clenan Renault, o Promotor de Justiça Fábio Lang agradeceu o convite e elogiou o trabalho da PM no Estado, ressaltando o sucesso das recentes operações que culminaram num desfecho positivo (o desmantelamento da quadrilha que agia na Bahia e que entrou em território tocantinense e o assalto a uma agência do banco Itaú, em Araguaína). “Parabenizo pela hombridade e a persistência com que a Polícia Militar esteve no encalço dos bandidos”, disse Fábio Lang, externando sua intenção da parceria com a PM para a realização de “um carnaval harmônico e em paz. Isso é muito bom para a imagem do Tocantins”, observou. Ele concluiu sugerindo que fossem montadas barreiras na entrada e saída da cidade de Palmas, como uma ação preventiva. O Comando Geral da PM informou que já existe uma operacionalização séria nesse sentido.

A disposição para atuar em parceria com a PM também foi ressaltada pela Polícia Federal, representada na ocasião pelo delegado Helber Marques. Ele frisou o trabalho da PF no combate ao tráfico de drogas. Já a Guarda Metropolitana, representada também pelo inspetor Josivan Cardoso, estará presente com cinco viaturas durante o carnaval. Cardoso representou o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes de Palmas, Antônio Joaquim Martins Benvindo.

Também serão parceiros durante o período o SAMU, representado na reunião por sua coordenadora administrativa Jessimira Pitteri, que sugeriu um destacamento do Corpo de Bombeiros na região da praia das Arnos, além de outro no local do carnaval; e os Conselhos Tutelares das regiões centro, sul e norte. Sete conselheiras estiveram presentes.

Presentes

Também participaram da reunião desta segunda, conduzida pelo Comandante-Geral Marielton Francisco dos Santos: o Chefe do Estado Maior da PMTO, Coronel Jefferson Fernandes Gadelha; o Tenente-Coronel Roosevelt Silva Sales (Chefe da PM/3); Tenente-Coronel Félix Francisco dos Santos (Cipama); Coronel Erly Lemes de Lima, Chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros (representando o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Heraclides Pereira Filho); sete representantes de Conselhos Tutelares (regiões sul, norte e centro); a Assessora da Polícia Militar no Ministério Público, Major da PM Milena Andrade Rego; o comandante do QCG da PM, Tenente-Coronel Oséas Souza Silveira; o Chefe da Sessão de Inteligência da PM, Tenente-Coronel Sebastião Márcio Bandeira Lima; o Chefe da PM/4 e presidente do Clube dos Oficiais, Tenente-Coronel Antonio Corsini Melo; e o inspetor da Guarda Metropolitana Florisvaldo Borges.

Fonte: Assessoria de Imprensa/PM