Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Será apresentado nessa sexta-feira, 18, no município tocantinense de Santa Rosa, o Projeto Aprobio – Arranjo Produtivo na Cadeia do Biodiesel. A ideia é propor integração entre os órgãos para viabilizar a cadeia produtiva e desenvolver a produção sustentável de biodiesel.

A apresentação do projeto acontece simultaneamente ao dia de campo que tem como tema central “A Agricultura Familiar na Cadeia Produtiva e Cultura da Soja”. O encontro promovido pela Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário do Tocantins com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município tem início às 7h30, no Projeto de Assentamento Bom Jesus, às margens da BR-010.

Durante o dia de campo também será discutido o sistema de parceria entre Biotins Energia e a secretaria, com participação de pequenos agricultores do Estado. Conforme o acordo, a iniciativa prevê que a Biotins garanta a compra da produção, com bônus especifico de R$ 1 a saca da soja.

Os participantes terão orientações de como organizar associações e cooperativas, os custos de produção e produtividade, políticas públicas para agricultura familiar, além da cadeia produtiva do agronegócio energético, linhas de créditos, cultivo de oleaginosas e sociobiodiversidade.

Além da Seagro, são parceiros e participam do evento o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, prefeitura municipal de Santa Rosa, Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Unitins Agro, Fetaet – Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Tocantins e entidades sindicais.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro