Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Três Escolas da capital já implantaram efetivamente o projeto Coleta Seletiva nas Escolas Municipais de Palmas, a Escola Darcy Ribeiro, localizada na 904 Sul, a Escola Pr. Paulo Leivas Macalão, localizada na 407 Norte e, a Escola Prof.ª Francisca Brandão, localizada na 1.204 Sul. Cerca de 30 Unidades de Ensino (UE) já receberam os coletores e estão em processo de implantação do projeto. O objetivo é efetivar a ação nas 60 UE’s do Município e nas Associações Educacionais que possuem convênio com a Prefeitura de Palmas.

De acordo com o secretário da Educação de Palmas, Zenóbio Júnior, a iniciativa contribui para a informação e conscientização, principalmente, da nova geração que está se formando nas Escolas de Palmas. “O projeto mobiliza professores, alunos e pais e conscientiza sobre a importância de se trabalhar a coleta seletiva, demonstrando os benefícios que contribuem para a qualidade de vida do ser humano e para o Meio Ambiente”, destacou Zenóbio Júnior.

Ação

O projeto é resultado de convênio entre a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, que recolhem o material coletado nas UE’s e encaminham para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Tocantins e para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Palmas.

A ação de coleta seletiva em Palmas surgiu da demanda identificada pelo poder público, dos catadores de materiais recicláveis e do meio ambiente. O projeto está de acordo com a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, regulamentada pelo Decreto nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010.

Fonte: Ascop