Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A partir deste ano, mais pessoas serão vacinadas contra a gripe durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que acontece no período de 25 de abril a 13 de maio e tem como Dia “D”, o dia 30 de abril. Durante alguns anos, a vacinação foi exclusiva para idosos e indígenas.

Agora, além destes, também serão imunizadas crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes e profissionais da saúde que trabalham em Unidades que fazem atendimento para Influenza.

A Sesau - Secretaria de Estado da Saúde deve imunizar em todo o Estado cerca de 197 mil pessoas. A meta é vacinar 80% da população-alvo.

A ampliação do público da campanha foi definida pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, com base em estudos epidemiológicos e observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da influenza.

As complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns em idosos e crianças com idade entre seis meses e dois anos, além das gestantes, que também são muito vulneráveis. Neste caso, a principal forma de prevenção é a vacinação.

A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1) e estará disponível em todos os Postos de Saúde do Tocantins.

Não deve tomar a vacina quem tem alergia a ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.

Preparação

A Sesau reunirá os 139 municípios do Estado em duas macrorreuniões, uma em Palmas, de quatro a cinco de abril, com os municípios das regiões: central, sul e sudeste, e de sete a oito, em Araguaína, com os municípios da região Norte, para discutir a meta da campanha, as estratégias a serem adotadas e a rotina de vacinação.

Fonte: Sesau