Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Em breve o núcleo de pesquisas da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, a Unitinsagro, será transformado no Instituto de Agropecuária e Energia Renovável do Tocantins. A informação foi confirmada pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Borges da Silveira, durante o Fórum Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado em Palmas até esta sexta-feira, 1° de abril.

De acordo com o secretário, por meio do Instituto o Estado poderá ampliar as pesquisas e capacitar tocantinenses para a área científica. “Por meio do Instituto vamos ampliar as pesquisas, que já são realizadas pela Unitins e buscar parcerias. Também poderemos buscar mais recursos e trazer pesquisadores para o nosso Estado, para capacitar as pessoas daqui”, afirmou Borges da Silveira.

O secretário destacou também que o Instituto irá ajudar a explorar melhor as potencialidades naturais do Estado e possibilitar que o mesmo se torne um centro de pesquisas de referencia para o resto do Brasil. “Nós temos sol, temos água, temos um grande potencial de trabalhar com a energia iônica e de ampliar a produção agrícola e de biocombustiveis. Temos todas as condições naturais para fazer do Estado um centro de pesquisa de referência, que vai atrair empresas e exportar tecnologia”, enfatizou o secretário.

Geração de empregos

Borges da Silveira frisou ainda que o Instituto também irá promover a geração de emprego e renda no Estado. “A produtividade vai aumentar em todas as áreas e por meio dela vamos poder também fortalecer as políticas de combate a miséria e a pobreza, pois a capacitação é a melhor forma de tirar as pessoas dessa situação”, concluiu o secretário.

Desvinculação

A Unitins esclarece que o estudo para a transformação da UnitinsAgro em Instituto de Agropecuária e Energia Renovável do Tocantins, em hipótese nenhuma, resultará na desvinculação do mesmo da estrutura da universidade.

O objetivo é criar mecanismos para aproximar a academia do setor produtivo, a exemplo do que já fazem diversas universidades no Brasil.

A possibilidade de criação do instituto está ligada a discussões presentes no Fórum Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, para que a Unitins seja uma indutora do desenvolvimento do Estado.

A Unitins reafirma ainda que sua missão como universidade é atuar nos três pilares ensino, pesquisa e extensão, enquanto instituição pública e fomentadora do desenvolvimento do Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unitins