Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Buscando ampliar a rede de doadores de sangue no Estado do Tocantins, a deputada Luana Ribeiro (PR) apresentou na manhã desta terça-feira, 26, um projeto de lei em que o Poder Executivo fica autorizado a instituir a meia-entrada para doadores regulares de sangue em todos os locais públicos de cultura, em casa de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares, esporte e lazer do Estado do Tocantins.

O benefício não terá restrição de dia e horário e será válido apenas para os doadores regulares de sangue registrados no Hemocentro e nos bancos de sangue dos hospitais do Estado, identificados por documento oficial expedido pela Secretaria Estadual da Saúde.

Segundo a proposta, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o percentual de doadores de sangue no Brasil é de apenas 1,76%. “As estatísticas deixam a desejar se levarmos em consideração, que para atender as demandas diárias de todos os hospitais e clínicas, são necessários cerca de cinco mil litros de sangue, ou seja, faltam doadores para contribuir com esse gesto de amor e consciência”, diz a justificativa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Luana Ribeiro