Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Chega amanhã, quinta-feira, 28, em Palmas, para um intercâmbio com lideranças políticas, empresariais e de classe, uma comitiva liderada pelo deputado Hebert Barbosa (DEM-BA).

O grupo é formado por prefeitos, vereadores, imprensa e organizações sociais, com destaque para CDL Barreiras e Rotary Club de Luis Eduardo Magalhães, representantes da OAB, Comissão de Paz, envolvida com o projeto de criação do estado do São Francisco, no Oeste Baiano.

Entre as atividades previstas na agenda da comitiva estão visitas ao Palácio Araguaia, onde serão recebidos pelo governador Siqueira Campos, encontro com o prefeito da capital, Raul Filho, e com deputados e vereadores da Capital. Ainda em Palmas, na quinta-feira, 28, à noite, haverá palestras com os segmentos que atuaram na luta pela criação do Tocantins.

Caso o projeto seja de fato aprovado, o novo território contará com 35 municípios, população de cerca de 1 milhão de habitantes, Produto Interno Bruto (PIB) estimado para 2011 em 10 bilhões de reais e 173 mil quilômetros quadrados.

O movimento pela emancipação, segundo o deputado Hebert Barbosa, teve o primeiro grande evento em 1850, quando o Barão de Cotegipe, natural da Barra, Oeste baiano, encaminhou uma lei pedindo a criação da Província do São Francisco, mas não obteve resultados satisfatórios.

Hoje o projeto tramita no Congresso à espera de aprovação.

Fonte: Ascom ATM