Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Por meio de uma parceria entre a Associação dos Cronistas Esportivos do Tocantins (Aceto) e a coordenação do curso de Comunicação Social do Centro Universitário Unirg, os alunos do curso de Jornalismo devem participar do 37º Congresso Brasileiro dos Cronistas Esportivos. O evento será em Palmas, entre os dias 11 e 14 de maio.

O tema central do encontro esse ano é “Copa de 2014. Qual o nosso papel”. Ao final do congresso será elaborada a Carta do Tocantins, contendo as discussões e propostas construídas durante o evento.

Segundo o coordenador do curso, Paulo Albuquerque, essa participação dos estudantes será de grande importância para o aprendizado dos futuros jornalistas. “Esse contato direto dos alunos que vão participar ativamente do congresso realizando matérias com grandes personalidades da imprensa esportiva, quer seja do rádio, jornal, TV e sites especializados será uma excelente experiência para eles”, disse Albuquerque.

Aproveitando toda a estrutura que será montada no local do congresso para apoiar a imprensa, o grupo de estudantes vai produzir matérias para o site da agência experimental do curso, um documentário sobre o jornalismo esportivo brasileiro, com registro do evento e coleta de depoimentos de grandes expoentes da comunicação esportiva. Além disso, serão realizadas matérias diárias para rádio e televisão.

“Todos os participantes receberão certificado de capacitação com carga horária de 25 horas, que poderão ser apresentados ao final no curso como hora atividade obrigatória para a conclusão do curso de jornalismo”, ressaltou o coordenador.

Outro apoio fundamental para a parceria foi a colaboração da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), que hospedará os acadêmicos que irão trabalhar no evento.

Para o presidente da Aceto, Gilberto Correia, a oportunidade é única. “O Esporte hoje está precisando de jornalistas para suprir a demanda que deve crescer cada vez mais até 2016, com a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Esse intercâmbio poderá ampliar a rede de contatos dos acadêmicos, professores e profissionais, não só da Unirg como de outras instituições de ensino do Tocantins”, afirmou Correia.

Presenças

Estão confirmadas as presenças: do senador Álvaro Dias; do vice-presidente da Associação Brasileira de Marketing Esportivo, Rafael Zanette; o locutor da Rádio Globo Eraldo Leite; o vice-presidente da Rádio Itatiaia, Cláudio Emanuel Carneiro; do apresentador da SporTV, Luiz Ademar; o ex-árbitro de futebol e comentarista, Theodoro Castro Lino; do procurador de justiça e presidente da Associação Gurupiense dos Amigos do Basquete (AGAB), Ricardo Vicente e o secretário de Juventude e Esporte do Tocantins, Olyntho Neto.

A Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace), organizadora do evento, aguarda ainda a confirmação do locutor e comentarista esportivo Luciano do Vale e do ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol e deputado federal pelo PSB do Rio de Janeiro, Romário de Souza.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unirg