Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Ausência de higiene no armazenamento e manuseio da carne também motivou interdição Ausência de higiene no armazenamento e manuseio da carne também motivou interdição

A Vigilância Sanitária do município de Peixe (TO) cumprindo recomendação expedida pelo Ministério Público Estadual (MPE), interditou dois estabelecimentos comerciais que foram notificados pela Força-Tarefa Pró-Consumidor e não procederam às adequações nos prazos estipulados. A Força-Tarefa esteve na cidade, a 302 Km de Palmas, de 28 de março à 1° de abril deste ano e apreendeu mais de 1,5 tonelada de produtos em desconformidade com à legislação sanitária vigente.

O Restaurante e Dormitório Nossa Senhora Aparecida, localizado na BR-242, e o Restaurante da Beira Rio, situado na avenida de mesmo nome, foram interditados na sexta-feira, 6, data em que o promotor de justiça Mateus Ribeiro dos Reis encaminhou a recomendação para a Vigilância Sanitária. “Na época da operação Pró-Consumidor, alguns estabelecimentos não acreditaram que realmente seriam fechados caso não atendessem às exigências legais nos prazos dados, o que motivou a expedição do documento”, alegou o Promotor.

Segundo a chefe da Vigilância Sanitária Municipal, Protides Teixeira Fontoura, além de os restaurantes não terem cumprido as normas contidas nas notificações expedidas no final de março, foram encontradas carnes impróprias para o consumo humano nos locais vistoriados. “As fiscalizações irão continuar”, garante Protides Fontoura, que chegou a ser agredida durante as interdições.

Operação Pró-Consumidor

Produtos vencidos expostos nas gôndolas, depósitos sem estrutura e deficientes em organização e limpeza, falta de alvará sanitário e venda de alimentos sem procedência foram os principais problemas encontrados pela Força-Tarefa Pró-Consumidor na cidade de Peixe, no sul do Tocantins. Ao todo, foram visitados 43 estabelecimentos comerciais, dentre supermercados, restaurantes, lanchonetes, panificadoras, açougues e postos de combustíveis, apreendidos 1689 quilos de produtos em desacordo com às leis sanitárias e feitas duas interdições.

Fonte: Assessoria de Imprensa MPE-TO