Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Com uma dinâmica permanente na construção do fazer artístico-cultural o Sesc Tocantins realizará entre os dias 21 e 29 de maio o 4º ano do Projeto Sesc Amazônia das Artes. No Tocantins o evento acontecerá no Centro de Atividades do Sesc, em Palmas. A abertura oficial está marcada para as 18 horas do dia 21, com o espetáculo infantil “Catolés e Caraminguás” do grupo In Bus Teatro com Bonecos, do Pará. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

O projeto Sesc Amazônia das Artes tem como objetivo viabilizar a circulação e o intercâmbio artístico-cultural entre os Departamentos Regionais do Sesc, nos estados que formam a Amazônia Legal e outros, articulando o fomento e a difusão de obras artísticas nas linguagens de Música, Teatro, Dança e Artes Plásticas.

Este ano, um trabalho tocantinense participará do intercâmbio, a exposição “Controle” do artista tocantinense Cláudio Montanari. Ele passou pela curadoria do projeto e foi aprovado durante o 4º Encontro de Diretores e Coordenadores de Cultura, realizado ano passado no Mato Grosso. No evento eles avaliaram minuciosamente 45 trabalhos artísticos, destes apenas 12 propostas foram selecionadas para circulação de 2011, sendo três em Música, três em Dança, três em Artes Plásticas e três em Teatro.

Os projetos que se destacaram no processo curatorial e circularão por dez estados brasileiros são: Artes Plásticas - Exposição “Controle” (TO), Exposição “Fotogramas” (PI), Exposição “Dentro da Mata” (MT), Dança – Espetáculo “Sonoro” (AM), Espetáculo “(DES)Vestidos” (PA), Música – “Trilhos e Sons” (RO), Espetáculo “Euterpe – Batida Brasileira” (RR), Espetáculo “Doces Bárbaros”(MT), Teatro – Espetáculo “Comédia Del Acre” (AC), Espetáculo “Catolé e Caraminguás” (PA), Espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim” (AP), Espetáculo “Desertos” (MA).

A coordenadora de cultura do Sesc Tocantins, Ana Friedlander, diz que as atividades culturais devem contribuir para a qualidade do agir e do pensar do público, não se resumindo apenas em ocupar um espaço de tempo com ações comerciais e evasivas. “O estímulo a produção cultural que o Sesc realiza é um componente essencial à qualidade de vida, o Projeto Sesc Amazônia das Artes é pensado como um espaço onde se tem acesso facilitado ao conjunto do patrimônio cultural brasileiro, em sua diversidade de manifestações, como fonte primária de conhecimento e aprendizado”, ressalta.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sesc