Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Este ano cerca de 600 estudantes da rede estadual de ensino vão participar do desfile cívico em comemoração ao 22º aniversário de Palmas. A solenidade acontece no dia 20 de maio, a partir das 17h, na Avenida Tocantins, em Taquaralto.

Alunos do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, da Escola Estadual Liberdade e do Centro de Ensino Médio de Taquaralto, vão levar para o desfile fanfarra, baliza, além dos pelotões uniformizados.

Segundo o professor de Educação Física da Escola Liberdade, Jamisson Mota, os estudantes estão animados para fazer bonito na avenida. “Estamos ensaiando três vezes por semana e os alunos estão ansiosos pelo dia da apresentação”, conta o professor. Para ele o desfile cívico é um momento de fortalecimento da tradição e que traz boas lembranças da época em ocupava o banco da escola. “É importante para eles a participação de eventos como esse. Eu também já desfilei no aniversário de Palmas como aluno, na época (o desfile) ainda era na Teotônio Segurado e para nós era um dia muito feliz porque estávamos representando nossa escola, motivo de orgulho”, recorda.

Do Colégio Militar de Palmas, antigo CEM de Palmas, aproximadamente 90 alunos formarão três pelotões, sendo um com as bandeiras dos Estados, o segundo composto por estudantes do ensino médio e o outro com os educandos do ensino fundamental. O Colégio Militar da 403 Sul, também marca presença no evento com um pelotão de 40 alunos.

A comemoração do aniversário da capital começa com a alvorada cívica, parabéns a Palmas no Paço Municipal e corte do bolo de 22 metros. No desfile em Taquaralto haverá ainda desfile motorizado das corporações da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha, Exército e Guarda Metropolitana. O encerramento da festa é no Paço Municipal com participação dos artistas Alan Markezine, Impacto Latino, Banda Ciclone, Balagandaya e Frank Aguiar.