Com um público de mais de 20 mil pessoas nas quatro noites da terceira edição do Festival Cultural de Colinas, o evento superou as expectativas da organização e revelou novos talentos da dança, poesia e do teatro. Já na música, a grande surpresa ficou por conta da categoria Gospel. Nas demais, houve a consagração de vencedores dos outros festivais.
A Companhia Municipal de Dança de Colinas foi a grande vencedora do segmento Dança, conquistando o primeiro lugar das categorias Dança Moderna e Dança Clássica com as coreografias Vade Mecum e O Chamego da Roça, respectivamente. Já o primeiro lugar da categoria Dança Urbana foi para Palmas, com o grupo Estilo Brutal Crew que apresentou a coreografia A Revolução do Hip-Hop.
Na categoria Dança Clássica o segundo lugar ficou a Companhia de Dança Dona Lindú de Palmas com a coreografia Caixinha de Música. A Verbo Escola de Dança venceu o terceiro lugar da Dança Clássica. Na Dança Moderna o segundo lugar ficou com o grupo palmense Vitale que apresentou a coreografia Via Talidade. Já o terceiro lugar foi conquistado pela Escola de Dança Serginho Moreira apresentando a coreografia Te Amo.
Na Dança Urbana os palmenses da Cia de Dança Dona Lindú ficaram com o segundo lugar dançando a coreografia The Best Party. O terceiro lugar foi para Gurupi com o grupo Adoradores da Paz que apresentaram a coreografia Street-Sonhos.
Os alunos Rede Municipal de Educação mostraram que em Colinas há uma política pública cultural que fomenta o desenvolvimento artístico. A aluna Andressa dos Santos da Escola Municipal Paraíso foi a grande vencedora com a coreografia Waka Waka. O segundo lugar foi conquistado pela Escola Municipal Primavera com a coreografia Se deixa Levar. A Escola Municipal Paraíso venceu o terceiro lugar com a coreografia Viver.
Os três primeiros colocados em cada gênero foram premiados com 500 reais. Já o segundo lugar, 300 reais e o terceiro 200,00 reais. A categoria da Rede Municipal de Educação recebeu 250 reais para o primeiro lugar, 150 reais para o segundo e 100 reais para o terceiro.
Teatro
Oito grupos teatrais participaram do Festival Cultural, sendo o grande vencedor com a esquete Ditos Populares a Escola Municipal Odimar Lopes. O segundo lugar foi para o monólogo Droga Musical encenado por Sibele. O grupo Horizonte conquistou a terceira colocação com a encenação da esquete circence Dois malandros numa fria.
A premiação do Teatro foi de 800 reais para o primeiro lugar. O segundo ficou com 500 reais e o terceiro, 200 reais.
Poesia
Com Poema das Sete Faces a aluna, Adrielly Cardoso da Escola Municipal Teodomiro Rodrigues da Rocha venceu a categoria Rede Municipal do segmento Poesia. O segundo lugar ficou com Jhon Lázaro Pereira da Escola Municipal Primavera que interpretou o poema Além da terra, além do céu. Raíssa Almeida da Escola Municipal Odimar Lopes da Silva ficou com o terceiro lugar com o texto Do Amor.
Na categoria Livre o grande vencedor foi Letícia Carvalho dos Santos com o poema Meus oito anos. Jaqueline Silva conquistou o segundo lugar com a poesia As belas do meu sertão. Retrato de Mulher rendeu a Laís Souza de Andrade o terceiro lugar nesta categoria.
Os três primeiros intérpretes nas duas categorias foram premiados da seguinte forma: o primeiro colocado da categoria Livre recebeu 350 reais em dinheiro, o segundo colocado 250 reais e o terceiro colocado 150 reais. Na categoria Rede Municipal de Educação o primeiro colocado recebeu 250 reais em dinheiro, o segundo colocado 150 e o terceiro colocado 100 reais.
Música
As apresentações do Festival Cultural no segmento Música emocionaram o público. A disputa durou três noites, e cada músico levou a sua torcida organizada, mostrando que a competição ia ser acirrada. Na categoria Gospel, a grande vencedora foi Elionai Rubierlênia com a A vitória da Cruz que é gravada por Diante do Trono. O segundo lugar ficou para Ecioney Periclys com a música O hino da Vitória gravada por Cassiane. Já a terceira colocação foi para Ângela Nayara com a música Hallelujah gravada por Gabriela Rocha.
Na categoria Sertaneja, o primeiro lugar foi mais uma vez para Neilton com a música Refém gravada por Gustavo Lima. O segundo lugar também foi para os já conhecidos do público colinense, Luan e Lourival com a música Decida gravada por Milionário e José Rico. Fernando conquistou a terceira colocação com a música Tudo tem um porquê gravada por Guilherme e Santiago.
Na categoria livre o campeão foi Thimeraçuí com a música Aos meus heróis gravada por Julinho Marassi e Gutemberg. O segundo lugar ficou com Tony Horleans com a música Milho aos pombos gravada por Zé Geraldo e o terceiro com Suelma Silva com a música Quando a chuva passar gravada por Paula Fernandes.
As primeiras colocações receberam 1.000,00 reais. Já os segundos colocados foram premiados com 600 reais e os terceiros colocados com 400 reais.
O Festival Cultural de Colinas foi criado pela Prefeitura de Colinas, através da Diretoria Municipal de Cultura, em 2009 com o objetivo de fomentar a cultura na região do centro-norte tocantinense, de forma a revelar novos talentos dos segmentos de dança, teatro, poesia e música. Neste ano, o evento teve o apoio da Secretaria Estadual de Cultura. O evento aconteceu de 18 a 21 de maio durante as comemorações dos 51 anos de criação de Colinas do Tocantins.
Fonte: Ascom prefeitura de Colinas