Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o tema “Produtos Orgânicos -Ficou mais fácil Identificar”, tem inicio no próximo domingo, dia 29 de maio e vai até o dia 05 de junho, a VII Semana dos Alimentos Orgânicos, articulada pelo Ministério da Agricultura.

O evento acontece em todo pais e aqui no Estado, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins ), em parceria com a Comissão de Produção Orgânica no Estado do Tocantins (CPorg), promoverá uma série de atividades.

De acordo com a engenheira agrícola do Ruraltins, Amanda Oliveira, o objetivo da campanha deste ano é chamar a atenção da população para as formas de identificação do produto orgânico: o selo brasileiro oficial e a declaração de cadastro do agricultor familiar junto ao Ministério da Agricultura. O selo foi aprovado no ano passado e já está nas prateleiras dos supermercados. “Trabalhamos muito a sensibilização dos consumidores anteriormente, mas hoje o nosso foco é o produtor”, disse.

Nesse processo, o Ruraltins já trabalha com os agricultores técnicas de produção orgânica. Um dos exemplos é a plantação de hortaliças e frutas por meio do PAS – Produção Agroecológica Sustentável, que incentiva o cultivo utilizando os defensivos naturais, excluindo o uso de agrotóxico. Destaques para as cidades de Nova Rosalândia, Jaú, Arraias e Augustinópolis.

Semana dos Alimentos Orgânicos

As ações da Semana dos Alimentos Orgânicos no Tocantins, começam em Palmas, na terça-feira dia 31, na Faculdade Católica, com um Workshop sobre plano de manejo orgânico, a partir das 8h. Nos outros dias a programação segue com palestras, blitz de conscientização junto ao público em escolas, hotéis, restaurantes, shoppings, além de atividades de divulgação em um grande supermercado da capital, onde será feita degustação de produtos orgânicos e finaliza com uma intervenção artística na feira da 304 sul.

Programação

Terça – feira (31/05/11) - Workshop
Horário ; 8h - 12h - Almoço - 14h – 16h
Local : Faculdade Católica – Campus II

Quarta–feira 01/06/11)-Atividades de divulgação em supermercado
Horário : 15h – 19h

Quinta – feira – ( 02/06/11) - Círculo de Palestras
Horario: 16h – 18h: 30min
Local: Faculdade Católica

Sexta- feira (03/06/11) - Atividades de divulgação na feira da 304 Sul
Horário : 16h – 20h

Fonte: Ascom Ruraltins