Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Acontece na próxima quinta-feira, 22, das 8h às 18h, o V Seminário Estadual de Agroecologia. Este ano, o seminário trás como tema “Articulação em rede: desafios da agroecologia”. O evento tem como sede, o auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Palmas, contando com a realização do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Prefeitura de Palmas, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuário (Embrapa), Comissão da Produção Orgânica (CPOrg), Unitas Agroecológica, Ceulp/Ulbra, Secretaria Estadual da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com Amanda Oliveira, gerente de agroecologia e orgânicos, do Ruraltins, a expectativa é reunir cerca de 200 pessoas, entre agricultores, estudantes, professores e demais interessados.

“Estamos no quinto ano de realização do seminário, e podemos citar algumas conquistas, como a maior divulgação dos produtos; criação da Comissão da Produção Orgânica (CPOrg); Criação da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA). Contamos também com a Organização de Controle Social (OCS) e aumento da produção no sistema agroecológica em todo Estado. Hoje, mais de 30 agricultores já produzem de forma agroecológica. A ideia é trabalhar para que essa produção possa crescer cerca de 30%, no ano que vêm. Atualmente os principais produtos que temos no mercado são: hortaliças, frutas, legumes, doces, geleias, pães, bolos entre outros”, enfatizou a gerente.

Durante a programação, haverá a feira dos produtos agroecológicos a serem comercializados, roda de conversa para troca de conhecimento, como também palestras, apresentação de experiências de resultados conquistados e outros trabalhos de pesquisa.

Programação do Seminário

8h – Credenciamento; 8h30 abertura com apresentação cultural regional e feira do produtor; 9h Palestra agroecologia em rede, cenário dos territórios brasileiros, com Romier Sousa, educador do IFPA Castanhal e presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA); das 10h30 às 12h – socialização; 12h às 13h30 almoço; 13h Palestra: Projeto de Lei do veneno: Implicações na produção orgânica e agroecológica, com Rogério Dias, vice presidente da Associação brasileira de agroecologia da região centro-oeste; 15h Palestra: Rede Ecovida: Identidade expressa na construção coletiva e participativa com Elson Zumbi, engenheiro agrônomo da Rede Ecovida; das 17h às 18h: encerramento com apresentação regional.