Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Senado realizou sessão solene em homenagem ao dia da Defensoria Pública nesta quinta-feira, 27, comemorado oficialmente em 19 de maio. A proposta da sessão foi dos senadores Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Mozarildo Cavalcante (PTB-RR).

Defensores públicos dos Estados e da União marcaram presença no evento. Representando os defensores públicos do Estado do Tocantins, estiveram presentes o defensor público geral, Marcello Tomaz de Souza, a subdefensora pública geral, Estellamaris Postal, e o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto), Murilo da Costa Machado.

Para o defensor público geral, a iniciativa dos senadores em reconhecer a atuação das Defensorias Públicas vem contribuir com o processo de consolidação que as Instituições passam em todo o País. “É um fato importante, ver os senadores reconhecer o papel desempenhado pelas Defensorias Públicas em todo o País. Ações como esta servem para fortalecer e incentivar o trabalho. Mas é importante também que o Parlamento aprove Leis que visam aprimorar as condições de trabalho dos Defensores Públicos e o aparelhamento das Defensorias, para melhor servir ao cidadão”, ressaltou Tomaz de Souza.

A subdefensora pública geral, Estellamaris Postal, considerou positiva a iniciativa dos senadores, e avaliou que ações como esta demonstram o fortalecimento das Defensorias Públicas a um patamar em que não há mais como retroceder. “Uma Sessão Solene em uma Casa de Leis tão importante reflete o quanto a Defensoria Pública tem crescido no Brasil todo, em especial no Tocantins, e se mostrado indispensável ao País e à consolidação da Democracia. Temos que comemorar mesmo e continuar trabalhando muito para avançar ainda mais”, disse a subdefensora geral.

O presidente da Adpeto, Murilo da Costa Machado, também ressaltou a importância de os defensores públicos terem sua atuação reconhecida. “Vejo com imensa satisfação, pois os senadores demonstram sensibilidade com a causa da Defensoria Pública. Os senadores estão cientes da dedicação e do trabalho dos Defensores Públicos, e isso pode contar a favor na hora em que as matérias de interesse da Instituição, que visam sempre melhorar a vida do cidadão mais pobre, estiverem em votação no Congresso”, afirmou.

Presença

Também estiveram presentes na sessão, o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), André Castro e a presidente do Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege), Francilene Gomes.

A sessão solene aconteceu na tarde desta quinta-feira, 26, no plenário do Senado Federal em Brasília e foi presidida em sua parte inicial pelo senador Antonio Carlos Valadares e em seguida pelo senador Wilson Santiago, que é defensor público. Foram vários os discursos de senadores em reconhecimento à importância da Defensoria Pública. Dentre eles, Eduardo Suplicy (PT-SP), Gim Argelo (PTB-DF), José Pimentel (PT-CE), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Benedito de Lira (PP-AL), Wellington Dias (PT-PI), Ana Amélia (PP-RS), Valdir Raupp (PMDB-RO), Waldemir Moka (PMDB-MS), dentre outros.

Fonte: Ascom Defensoria Pública