Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Gleydson Medeiros

Conhecida nacionalmente como berço histórico e cultural do Tocantins, Natividade distante 200 Km, de Palmas capital do Estado, completa hoje 1º de junho, 277 anos de emancipação política, para comemorar a data, a programação de aniversário preparada pelo prefeito Joaquim Rodrigues Ferreira (Joaquim do Posto - PV), iniciou às 5h da manhã e segue até o próximo sábado, 04.

Para iniciar a programação, a comunidade nativitana acordou às 5h da manhã, com uma alvorada acompanhada pela Banda Municipal Mestre Lídio Brito. Às 7h30, em frente à prefeitura municipal aconteceu o hasteamento da bandeira, com pronunciamento do prefeito e demais autoridades.

Na ocasião o prefeito destacou as conquistas, dentre elas o orgulho da cidade ser uma das sete maravilhas do Brasil, o pagamento em dia do salário dos professores, construções de casas, ruas limpas dentre outros benefícios para a comunidade. “Estamos buscando o possível e o impossível para honrar o compromisso com o nosso povo. Tenho orgulho do povo daqui”, destaca o prefeito.

Finalizando as festividades nesta manhã, foi celebrada uma missa em Ação de Graças com o padre Pedro Nunes de Novais, que destacou a importância da cidade e a fé na vida das pessoas que administram o município, Estado e País.

Na oportunidade Adélia Camelo Rocha, 60 anos, nascida e criada na histórica cidade, entoou o hino de sua autoria denominado Natividade. Encerrando a missa, representantes dos poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário e população em geral cantaram parabéns para a cidade.

Programação

Durante os próximos dias segue a programação, com desfile cívico, às 16h, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, às 22h, queima de fogos, e, seguida show com a banda Djavú e DJ Portugal, no Centro de Natividade. No dia 03, acontece a Feira de artesanato e comidas típicas, na Praça Leopoldo Bulhões e dia 4, às 15 horas, ao lado do Ginásio de Esportes para fechar as comemorações, será realizado o Velocross.

Cidade Histórica

Com marcas do período da escravidão, época em que homens foram mantidos em cativeiro, para trabalhar na exploração de ouro, Natividade conserva até hoje, ruas estreitas, casa e casarões, com arquitetura que carrega a influência portuguesa e francesa. A cidade foi tombada em 1987, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e em 2008 reconhecida como uma das sete maravilhas do país.

A cidade tem como padroeira Nossa Senhora de Natividade e como atrativos culturais têm as Ruínas da Igreja do Rosário dos Pretos, Igreja Matriz (onde está a imagem de Nossa Senhora da Natividade, Padroeira do Tocantins), Igreja São Benedito, minimuseu coronel Deocliciano Nunes da Silva, Museu Histórico Estadual, Casa da Cultura (casa que serviu como sede da Comarca do Norte e também do governador provisório do Norte), Ruínas da Cidade Velha, no alto da Serra da Natividade, Córrego Prainha, praias do Rio Manoel Alves, Centro Bom Jesus de Nazaré (Sítio Místico da Jacuba, de Dona Romana), Cachoeira Paraíso, Poções, Serra da Natividade. Além das festas populares Romaria do Bonfim, Nossa Senhora da Natividade, Festa do Divino (Folias do Divino e Festa do Imperador), São Benedito, Nossa Senhora da Conceição, Folia de Reis, Congada.

Fonte: Assessoria de Imprensa ATM