Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar de Paraíso do Tocantins foi acionado neste domingo, dia 05 de junho de 2011, às 16h20 para capturar uma cobra que estava no perímetro urbano próximo à rodovia BR-153, no Setor Serrano II.

Ao chegarem ao local os Soldados Hugo Leonardo Maciel Queiroz e Rafael Maciel de Sousa localizaram o réptil e verificaram que se tratava de uma jibóia; com o auxílio de um bastão com gancho os bombeiros se aproximaram, capturam e colocaram o animal em uma caixa de madeira e retornaram ao quartel. A serpente capturada mede em torno de 1,75m e se comportava de maneira agressiva.

Em virtude da cidade de Paraíso não possuir um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a jibóia será entregue nesta tarde ao CCZ de Palmas; firmando mais uma vez a parceria entre CCZ e Corpo de Bombeiros.

Informações adicionais:

- uma jibóia jovem tem em média 1,50m e pode chegar a viver em torno de 25 anos, quando atinge seu tamanho máximo de 4,00 a 5,00 metros;
- é uma serpente considerada mansa, se alimenta de pequenos animais como roedores, aves e lagartos;
- sua dentição é áglifa (dentes laterais serrilhados);
- apresenta uma digestão lenta, que dura em média sete dias; e
- é um animal bastante perseguido por caçadores e traficantes de animais, em virtude do alto valor comercial como animal de estimação (de R$ 1.000,00 a R$ 6.000,00).

Fonte: Ascom Bombeiros