Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Após 22 anos dedicados ao Ministério Público Estadual do Tocantins, o procurador de Justiça Cesar Augusto Margarido Zaratin se aposenta. Mas, a aposentadoria, como o próprio garante, não significa o fim de suas atividades jurídicas. Após a quarentena, prevista na Constituição Federal, o procurador de Justiça irá se dedicar à advocacia, campo em que atuou com afinco antes de ingressar na carreira ministerial.

Em agradecimento aos relevantes serviços prestados ao MP tocantinense, Cesar Zaratin foi homenageado pelos pares, familiares e amigos em sessão solene do Colégio de Procuradores, ocorrida na noite da segunda-feira, 6. O procurador geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, destacou o brilhantismo do colega, que no biênio2009/2010 ocupou o cargo de subprocurador Geral de Justiça. “Parabéns por sua doação ao Ministério Público”, elogiou.

O presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público, promotor de justiça Edson Azambuja, ressaltou que harmonia e bom senso deram a tônica na condução dos trabalhos do procurador. “Cesar Zaratin nos deu provas de que a intolerância e a imprudência nunca foram companheiras. O diálogo, a troca de ideias e o equilíbrio nas decisões sempre foram características que o acompanharam”, definiu o presidente.

Para a procuradora de Justiça Elaine Marciano Pires, as marcas registradas do procurador de Justiça são a coragem, a disciplina, a perseverança e o zelo profissional. “O seu rastro é indelével não só na nossa instituição, mas nos nossos corações”, concluiu sua fala. O corregedor Geral do MP descreveu-o como “grande poeta, de redação incomparável”.

Marco Antônio Bezerra, procurador de Justiça e amigo do homenageado, afirmou que é quase unânime o reconhecimento da plena vocação e preparo ao cargo, quer em primeiro ou segundo grau. E como companheiro de longa data, disse que “os amigos de Zaratin são absolutamente identificados com os seus valores, sensibilidade e preocupações”.

O protagonista da sessão agradeceu a todos que participaram de sua trajetória de realização pessoal e profissional, lembrando que, em breve, reencontrará promotores e procuradores não necessariamente em lados opostos, mas norteados pelo cumprimento das Leis. A pedido de sua esposa, Gilka Zaratin, a música My Way, de Frank Sinatra, foi a trilha sonora da despedida.

Fonte: Assessoria de Imprensa MPE-TO