Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta semana, a Prefeitura de Colinas do Tocantins através da Secretaria Municipal de Saúde está intensificando e ampliando as ações de combate a leishmaniose visceral (Calazar) humano e animal.

O trabalho desenvolvido envolve ações educativas, de orientação e prevenção, bem como de combate ao mosquito. Além disso, a comunidade será orientada sobre os cuidados com os animais e o manejo ambiental.

Treinamento

Na tarde desta segunda-feira, 06, na Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas - FIESC, mais de 100 agentes comunitários de saúde e de endemias participaram de uma palestra de orientação com o diretor do Núcleo de Controle de Zoonoses, Rondinele da Silva Ferreira. Durante a palestra, Ferreira explicou como a doença é transmitida, os sintomas tanto em humanos como em animais, além de mostrar os procedimentos que os agentes devem tomar quando detectarem resultados positivos tanto nos humanos como nos animais.

A diretora do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde,Maria Selineide de Souza Rego, explicou que como o município de Colinas está em uma região aonde os casos da doença vem preocupando os gestores municipais, a Prefeitura teve a preocupação de desenvolver um plano de ação de combate ao Calazar.“São medidas de prevenção e combate, incluindo a conscientização da comunidade em ajudar também este trabalho”, ressaltou.

Plano de Ação

As atividades previstas dentro do plano de intensificação e ampliação das açõesenvolvem a capacitação dos agentes, médicos e enfermeiros do município; coletade amostras de sangue dos animais caninos para análise; borrifação das residências em áreas prioritárias; realização de manejo ambiental (recolhimento do lixo e descarte adequado); distribuição de material informativo sobre a doença, entre outras ações.

A partir desta terça-feira, dia 07, até quinta-feira, os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde estarão no bairro São João sensibilizando a comunidade sobre o combate ao Calazar. Entre os dias 10 e 13 de junho as equipes estarão percorrendo o Setor Sul. Em seguida, a ação será no Setor Santa Rosa, Campinas, Novo Planalto, Bairro Sol Nascente e Centro. O inquérito canino também segue esta mesma programação.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Colinas