Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira

Em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, 7, o secretário de Administração, Lúcio Mascarenhas explicou detalhadamente a decisão do governo de exonerar os 4.987 servidores comissionados que estavam na estrutura antes de janeiro deste ano.

A publicação dos nomes será no Diário Oficial desta quarta-feira, 8. “É inevitável, não tem outro jeito”, frisou o secretário no início da entrevista. A portaria 743 trata das demissões. As servidoras que estão de licença de maternidade não constarão na portaria.

O secretário salientou a decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou as exonerações. “Também estão sendo dispensados das respectivas funções designadas até 31 de dezembro de 2010”, salientou.

Os efetivos que tinham funções comissionadas também serão exonerados dos cargos. Na portaria serão 5.405 servidores dentre exonerados e os que perderam cargos.

O governo informou que os servidores devem continuar comparecendo às funções até dia 30 deste mês. “Até dia 30 de junho os servidores continuam trabalhando”, frisou.

Com estas exonerações o número de servidores comissionados atende a determinação do STF.

Cadastro

“Nós vamos substituir os que serão exonerados pelos que estão no cadastro de reserva”, garantiu o secretário. Na Educação são 1992 no cadastro reserva. O número de exonerados foi de 3.322 só na área.

Mascarenhas frisou que na próxima semana os decretos de nomeação serão publicados. Nesta terça houve manifestação dos aprovadas pedindo a nomeação.