Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Ensino público gratuito e de qualidade e autonomia financeira. Esse foi o compromisso feito pelo deputado estadual Marcelo Lelis (PV), durante Audiência Pública, realizada na tarde desta quarta-feira, 15, na Assembléia Legislativa, que reuniu o corpo docente e discente da Fundação Universidade do Tocantins – Unitins a fim de discutir problemas relacionados à instituição.

Além da reinvidicação pela autonomia financeira da Universidade, outros problemas como falta de estrutura adequada, condições de funcionamento dos cursos e a falta de realização de vestibular foram alguns dos questionamentos levantados durante o debate.

Lelis fez o compromisso de apresentar, na próxima sessão, requerimentos solicitando ao Governo do Estado, a autonomia financeira da Unitins, apontada, durante a Audiência, como principal solução para os problemas enfrentados pela Universidade e, além disso, a oferta de ensino público gratuito.

“A Unitins é muito preciosa. Quero continuar ajudando, colaborando com os estudantes, com o corpo docente da instituição. Vou fazer tudo o que eu puder, agora como deputado da base de governo, para defender aquilo que for melhor” frisou Lelis.

Umas das principais bandeiras levantadas pelo deputado Marcelo Lelis em seu último mandato foi defender a permanência da Unitins como uma Universidade pública e gratuita. Marcelo Lelis, junto à Universidade e aos estudantes, batalhou em busca de soluções concretas para resolver os problemas da instituição. Além da gratuidade, defendeu o recredenciamento e o aporte de recursos na ordem de 15 milhões no orçamento estadual de 2010 para a Universidade.

De iniciativa do deputado Eli Borges (PMDB), a Audiência foi presidida pela deputada estadual Solange Duailibe (PT) e contou com a participação do reitor da Unitins, Joaber Divino Macedo, o vice-reitor Fernando Spanhol, o presidente do DCE, Fabrício Nonato de Oliveira, o diretor da UNE, Lázaro Cruz, além de deputados membros da Comissão da Educação, Cultura e Desporto.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Marcelo Lelis