Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Representantes do Governo, da Embrapa e do Sebrae se reuniram na tarde desta quarta-feira, 15 de junho, para discutir ações do Projeto Piratins. Na ocasião, a subsecretária de Aquicultura e Pesca, Miyuky Hyashida, destacou a importância das parcerias firmadas entre os diversos órgãos e as prefeituras para a realização do projeto. “Quando temos uma parceria ampla como essa, encontramos melhores condições para realização desse grande projeto, que abrange muitos municípios e que precisa ser finalizado, para captação dos recursos”, afirmou Miyuky.

Durante a reunião, a diretora de Pesca da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Maria do Carmo Teixeira, destacou algumas características do Piratins. Segundo a diretora, esse será um projeto piloto, que prevê a instalação de 50 tanques-redes em cada um dos dez municípios participantes. “O intuito do Projeto Piratins tem que ser o fortalecimento econômico e social das associações e das colônias de pescadores”, frisou a diretora de Pesca.

O diretor de Aquicultura da Seagro, Alexandre Godinho, reforçou a importância da capacitação e do treinamento dos futuros criadores de peixe, que farão parte da iniciativa. Ao todo, o projeto pode beneficiar até 940 famílias, que fazem parte das associações e colônias de pescadores nos municípios integrados.

O projeto prevê a instalação de 500 tanques-redes em dez municípios banhados pelos lagos de Lajeado e Peixe: Palmas, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Lajeado, Miracema, Ipueiras, Peixe, Paranã e São Salvador, além do município de Almas, onde será desenvolvido um trabalho de reestruturação dos projetos de aquicultura já existente.

O Projeto Piratins é uma iniciativa do Governo, através das secretarias da Agricultura, da Cidades e do Desenvolvimento Urbano e Ciência e Tecnologia. As prefeituras dos 11 municipios, o Sebrae e a Embrapa Pesca e Aquicultura também são parceiros desta iniciativa.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Seagro