Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

As cinco folias que “giram” no sertão do entorno de Paranã, no Sudeste do Tocantins, promoveram um encontro bastante sonoro e colorido na tarde desta quarta-feira, 22, em frente à Igreja Matriz da cidade. O evento mantém viva uma tradição do sertanejo paranaense e faz parte dos de São João Batista e do Divino Espírito Santo que acontecem até o próximo dia 26.

Durante o encontro houve um bonito embate de bandeiras do Divino Espírito Santo que tremulavam no ar nas mãos de foliões locais que durante trinta dias visitaram propriedades rurais no extenso território rural de Paranã. “Nós visitamos cerca de 100 casas só na nossa região”, afirmou Casimiro Fonseca integrante do grupo Folia da região da Gameleira, nas proximidades do Rio Palma.

Os foliões não medem esforços para participar do “giro”, enfrentam o calor do sol escaldante do sudeste durante o dia e o frio da chamada cruviana nas noites e madrugadas do mês de junho. “Tenho devoção e muita fé no Divino, sempre que precisei, ele me valeu; por isso todo ano eu participo da Folia” explica seu Casimiro.

Na igreja as folias foram recebidas pelos padres Márcio Alves Pereira, pároco de Paranã, e Joatã Bispo de Macedo, pároco de Natividade. “Fui convidado para assistir a esta bonita festa e pela primeira vez aqui estou. O encontro das folias é realmente muito bonito, e trata-se de um prolongamento da Páscoa, através dos Festejos do Espírito Santo” frisou Padre Joatã.

Cerca de 60 integrantes das folias do Divino Espírito Santo da região Gameleira, região do Rio Paranã, região do Santa Cruz, região do Rio Palma e região do Capim do Boi cantaram para centenas de fiéis presentes na porta da Igreja Matriz.

Os Festejos de São João Batista e do Divino Espírito Santo continuam até o próximo domingo, 26, na programação novenas, missas, leilões, quermesses e representações culturais singulares como a dança da Súcia, a Esmola Geral, a coroação de crianças que representam o reinado (Rei, Rainha, Capitão do Mastro, Pagem do Estoque, Pagem da Salva e Juiz da Fogueira), Coroação e posse do Imperador do Divino Espírito Santo e seu séquito, Procissão Fluvial e leitura da sorte.

Entenda melhor

Encontro de Folias – Também conhecido como Chegada das Folias quando as cinco folias que “giram” no sertão arrecadando donativos e evangelizando através de cânticos se encontram na porta da Igreja Matriz e se apresentam no Templo. Neste dia também há apresentação de Súcia e Chorado danças típicas do sertão paranãense.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Pjaranã