Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

A subsecretária de Aquicultura e Pesca do Tocantins, Miyuki Hyashida, participou do Mini-Fórum do Lago de Miracema do Tocantins, que aconteceu nesta quarta-feira, 29 de junho, no salão Paroquial do município. Na ocasião, a subsecretária discutiu o andamento do Projeto Piratins com representantes da Prefeitura, do Ibama e da Semades - Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A iniciativa beneficiará Miracema e outros dez municípios,

“Observamos que todos os aqui destacaram a piscicultura como uma alternativa de sustentabilidade para o lago [de Lajeado] e não precisamos de muita coisa para colocar esse projeto em funcionamento, porque já temos muita água e também uma grande demanda de peixe”, avaliou Miyuki Hyashida. Segundo ela, além dos investimentos em tanques-rede, é preciso investir em capacitação, para fazer do Tocantins um referencial em piscicultura no Brasil.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Divaldo Rezende, também presente no mini-fórum, o desenvolvimento da sustentabilidade do lago é um compromisso do Governo Siqueira Campos. “O desenvolvimento do Tocantins passa pelas águas. Temos energias, pesca, aquicultura e ecoturismo e tudo isso precisa ser melhor explorado”, afirmou Divaldo Rezende.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente de Miracema, Flávio Suarte, os projetos de piscicultura serão propulsores de emprego e renda no município. “Estive presente no lançamento do Projeto Piratins e pude ver que esse projeto pode mudar a realidade de muitas comunidades de pescadores, inclusive de Miracema”, afirmou o secretário municipal. Segundo ele, em Miracema já existe associação de pescadores e a expectativa é grande com o Projeto Piratins.

O Projeto Piratins prevê inicialmente a instalação de 500 tanques redes em 10 municípios tocantinenses banhados pelos lagos de Lajeado e Peixe. Através desse projeto, que é voltado para o fortalecimento do pequeno produtor, o pescado deverá ser incluído na alimentação das escolas da rede pública de ensino. O Projeto Piratins é desenvolvido pela Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, através da Subsecretaria da Aquicultura e Pesca.

Coema

A subsecretária da Aquicultura aproveitou o encontro para discutir o andamento da política estadual da aqüicultura com o secretário Divaldo Rezende e o superintendente do Ibama no Tocantins, Joaquim Henrique Moura, que são membros do Coema – Conselho Estadual do Meio Ambiente. Na última semana representes dos órgãos do Governo ligados ao agronegócio redigiram uma propositura de um projeto de lei para a efetivação da política estadual da aqüicultura, que ainda será discutida no Coema.

Mini-Fórum

Miracema é a segunda cidade que recebe o mini-fórum do Lago este ano. O primeiro aconteceu em Brejinho de Nazaré. O intuito é realizar os mini-fóruns nos sete municípios banhados pelo Lago de Lajeado. O evento é uma realização do Governo do Tocantins e da Organização Jaime Câmara. O intuito é discutir com as comunidades dos municípios demandas relacionadas ao lago formado, a partir da construção da UHE Lajeado (Luiz Eduardo Magalhães).

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro