Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em pronunciamento feito à frente da tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira, 30, o deputado José Bonifácio (PR) voltou a atacar o reajuste na tarifa da energia elétrica proposto pela Celtins na última semana. De acordo com os valores propostos pela empresa, o aumento será de cerca de 6,67%.

Durante a sua fala, o líder de governo destacou o potencial energético do Estado, depois da construção das Hidrelétricas de Lajeado, Peixe e Estreito (na divisa com o Maranhão) e frisou que isso bastaria para que as taxas fossem reduzidas. “Será que o Tocantins depois de construir hidrelétricas, não poderá ter taxas mais varatas do que os estados do norte que ainda não tem?”, questionou.

O deputado, que cobrou publicamente o governador Siqueira Campos (PSDB) a sua promessa de reduzir as taxas da energia elétrica no Estado, hoje, questionou a capacidade da administração em resolver o problema. “O Estado pouco pode fazer. Essa legislação é feita nos gabinetes neoliberais e neoelitistas em Brasilia”, disse.

Reação da população

Se o governo não tem condições de reagir, segundo o deputado, a meta é fazer com que a população tome a frente da situação e se levante contra as altas taxas nas contas de luz. Pelo menos foi isso que Bonifácio defendeu durante seu discurso na tribuna. “Se o governo não consegue reagir do lado próprio, é hora da população começar a reagir”, completou.

A reação, segundo o líder de governo seria na base da desobediência pública contra a Celtins. “Essa desobediência pode ser feita. Chega a conta, você não paga. Chega o cara pra cortar e você bota o cara pra correr. Chega a polícia e os cidadãos se juntam botam o peito em frente aos fuzis e às baionetas”, incitou.

Outros deputados

Já o deputado Eli Borges (PMDB) voltou a destacar que irá apresentar, na próxima semana, requerimento convocando a empresa de energia elétrica do Tocantins para prestar esclarecimentos com relação ao aumento das taxas de luz no Estado.

Em resposta ao deputado do PR, Eli lembrou que a redução das taxas de energia foi uma promessa de campanha do governador no ano passado. E, contestando a falta de poderes do governo, o peemedebista destacou que parte dos insumos na taxa de energia é de competência da administração pública. “Parte está no ICMS que é de competência do governo”, alertou.

Por sua vez, a deputada Josi Nunes, também do PMDB, sugeriu que sejam convocados também outros órgãos responsáveis pela construção da taxa de energia elétrica. De acordo com ela, que já havia convocado, em tempos passados, outras audiências sobre a energia, é necessário convocar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o governo do Estado, além da Celtins.