Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Dando continuidade à reunião entre comandantes de Batalhões e Companhias da Polícia Militar do Tocantins, realizada nesta manhã de quinta-feira, dia 30, o comandante geral – coronel Marielton Francisco dos Santos, e o secretário da Segurança, Justiça e Cidadania, João Costa Ribeiro Filho, promoveram no período da tarde um encontro entre os comandantes de unidades e delegados regionais de todo o Estado. A reunião aconteceu no auditório da SSJC, em Palmas, com o objetivo de fortalecer a integração e união das duas polícias e aproximar ainda mais delegados e comandante de cada região.

O comandante geral disse estar satisfeito em poder realizar a reunião de integração, que considera ser de suma importância para as duas forças policiais e, aproveitou a oportunidade para solicitar dos delegados mais agilidade no registro das ocorrências atendidas pelos militares para que as viaturas sejam liberadas o mais rápido possível para o patrulhamento urbano. O comandante disse que o apoio mútuo é fundamental para o bom andamento das atividades policiais, uma vez que está em jogo a segurança da comunidade.

A boa notícia, segundo o comandante geral, é que neste ano o índice de ocorrências reduziu em 22% em comparação ao ano passado. Ele também apresentou o Plano de Articulação da Polícia Militar, contendo as localidades de todas as unidades operacionais e alertou comandantes e delegados para a existência de grupos de criminosos que atuam na capital e no interior. Sobre a inclusão de policiais, o comandante informou que já está trantando sobre o assunto com o governador Siqueira Campos e só após resolver o problema do efetivo será possível implantar o Batalhão Rodoviário para fiscalização nas estradas estaduais.

COMEN

O chefe do Estado Maior da PMTO, coronel Jefferson Fernandes Gadelha, falou da participação na 35ª Reunião Ordinária do Conselho de Segurança Pública do Meio-Norte (Comen), no último dia 15 de junho, em São Luiz (MA), para discutir a integração institucional das forças do sistema de segurança pública em níveis federal, estadual e municipal, como principal arma de combate à criminalidade. Ainda anunciou uma outra reunião para os próximos dias com representantes de segurança no Estado.

Segundo o secretário João Costa, essa aproximação e troca de ideias entre as duas polícias ajudarão a encontrar soluções para os problemas de segurança no Estado. Segundo ele, se houver um bom relacionamento e união entre a PM e PC será mais fácil o entendimento.

Dentre os projetos, o secretário falou da criação de uma delegacia no aeroporto de Palmas para a fiscalização de bagagens que entram e saem do Estado, com a utilização de cães, e também da formação de barreiras nas fronteiras dos estados vizinhos, em parceria com as polícias desses estados. Para melhor entrosamento, o secretário pediu aos comandantes e delegados que fossem mantidos o diálogo, a interação ea troca de ideias.