Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira, 1º, cerca de 40 servidores da Secretaria Estadual da Saúde - SESAU, receberam certificados de conclusão do curso “Noções Básicas da Lei 8666/93 e Elaboração do Termo de Referência”, entregues pelo conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Tocantins, Severiano Costandrade, juntamente com o secretário de saúde, Arnaldo Alves Nunes.

O curso, realizado durante esta semana, é fruto de uma parceria entre a Sesau e o TCE, que disponibilizou espaço físico, instrutora e material didático aos participantes. “Porque o Tribunal fecharia suas portas para função pedagógica? Não estamos aqui apenas para fiscalizar, mas para orientar e acompanhar os trabalhos da administração pública”, afirma o presidente Costandrade. “Estamos sempre de portas abertas”, enfatiza o conselheiro.

“O propósito do servidor público é servir à sociedade. E a responsabilidade dos técnicos da Saúde é bem maior, já que cuidamos de vidas. Por isso é tão importante participar de cursos assim”, diz o secretário Nunes. “Agora, sei que vocês farão bem suas atividades. Estão capacitados para isso. E queremos mais parcerias assim, com o Tribunal de Contas”, conclui.

As aulas, ministradas pela servidora Ana Maria Santanta, assessora da 5ª relatoria do Tribunal, tiveram apoio pedagógico do Instituto de Contas. “Para o TCE, o resultado tem sido muito positivo. A cada curso que ofertamos só vemos o número de interessados crescer”, afirma a coordenadora pedagógica Elizete da Silva Feitosa, “e percebemos o quanto essas capacitações contribuem para o aperfeiçoamento do serviço prestado à administração pública”.

Participante

Fernanda Lima, gerente de lucro regional do controle interno da Sesau, participou do curso e vai levar novas informações para seu ambiente de trabalho. “Foi muito proveitoso. A instrutora conseguiu abranger bem o tema e sanar nossas dúvidas. Aqui, vemos a teoria na prática”, sintetiza.

“Deveria ter mais cursos como este, para que a gente possa reciclar e atualizar o conhecimento, absorvendo melhor o conteúdo”, solicitou a participante. Esse interesse já foi mostrado, também, pela superintendente da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde, Linvalda Rodrigues Henriques Araújo: “Este é o primeiro de uma série. Pretendemos estabelecer mais parcerias com o Tribunal de Contas, para que fortaleça o trabalho da Secretaria”.

Fonte: Assessoria de Imprensa TCE-TO