Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Frederick Borges

O governador Siqueira Campos se reuniu na manhã desta terça-feira, 5, com representantes da Tefesa – Empresa Espanhola de Material e Equipamentos Ferroviários que planeja construir cinco mil vagões no período de dez anos, com investimentos previstos de 150 milhões de euros, mais de 300 milhões de reais. Ela atua, além de construção, nas áreas de transformação, reparação, revisão e manutenção integral de material rodante ferroviário para transporte de mercadorias e passageiros.

Ao agradecer a presença dos executivos em solo tocantinense o governador não só garantiu o respaldo necessário à implantação do empreendimento, como solicitou-lhes pressa em virtude das obras da Ferrovia Norte-Sul estarem em fase de conclusão, especialmente no Tocantins, e da demanda de várias empresas que já se movimentam para priorizar investimentos no estado, a exemplo da BR Distribuidora (grupo Petrobrás) e da Nova Agri, dentre outras.

Em tom descontraído, o governador afirmou que o Estado não lhes exige nada em troca. “Aqui não se exige favores, propinas, e nos sentimos gratos em que os senhores venham para este Estado, ante a garantia de proporcionar empregos e melhores condições de vida para o nosso povo, que não exige outra coisa, e ficará muito satisfeito”, enfatizou Siqueira Campos, não deixando de dar-lhes uma dica: “quem chega primeiro tem mais vez, recebe os melhores incentivos e outras vantagens”, alertou o chefe do Executivo.

O subsecretário da Indústria e Comércio, Pedro Ferreira, presente à recepção aos empresários espanhóis endossou as palavras do governador e destacou que o início das obras de edificação da BR Distribuidora, no pátio multimodal da FNS, de Palmas/Porto Nacional, é o indicativo da demanda em potencial dos produtos da Tefesa.

José Fernando Molina, diretor da Brasilvision (representante da Tefesa no Brasil), garantiu que foi bastante positiva a audiência com o governador Siqueira Campos e que o passo seguinte será realizar um estudo do projeto para ser apresentado ao Governo. Ele informou que a amplitude e a capacidade de produção do empreendimento irá depender do grau de automação que for empregado

Além do Tocantins, que passaria a ser pioneiro em abrigar um projeto da Tefesa no Brasil, adianta Molina que a empresa visa igualmente instalar uma indústria para produzir 5 mil vagões ferroviários em países do leste europeu. A empresa madrilenha está no mercado há 60 anos. Ainda na tarde desta terça-feira a delegação espanhola fará uma visita à área da plataforma da FNS, que fica a 25 km do centro de Palmas, à esquerda da TO-080 (Palmas-Paraíso) e a três quilômetros desta.

Estiveram ainda na audiência os diretores da Tefesa Manuel Caballero Ocaña, Afonso Navio Sanz e Pedro Lucioni.

Fonte: Secom