Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma grande obra que vai proporcionar uma nova fase na saúde de Porto Nacional e região será inaugurada nesta quinta-feira, dia 7, a partir das 8h. A Prefeitura de Porto Nacional entrega à população o Ceme - Centro Municipal de Especialidades Médicas Dr. Gismar Gomes, no Setor Nova Capital. O Centro irá atender a uma série de especialidades médicas como: Clínica Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia (pré-natal de alto risco), Fisioterapia, Assistência Social, Gastroenterologia, Psicologia, Urologia, Fonoaudiologia, além de realizar de pequenas cirurgias. Anexo ao Ceme funcionará o Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) que será referência para todas as unidades de saúde.

No local também irá funcionar o Sae – Serviço de Atenção Especializada, voltado para o atendimento de pacientes com doenças sexualmente transmissíveis/Aids, tuberculose e hanseníase. O Sae é um serviço de referência que presta atendimento ambulatorial, composto por uma equipe multidisciplinar com diagnóstico e tratamento medicamentoso, incluindo profilaxia, assistência farmacêutica, enfermagem, fisioterapia, infectologia, clínica geral, urologia e tisiologia (doenças pulmonares respiratórias). Além dos atendimentos médico-especializado, serão oferecidos alguns procedimentos de enfermagem como: acolhimento, curativo, inalação, retirada de pontos, administração de medicamentos e CME (Central de material e esterilização).

Na ocasião, a prefeitura também irá inaugurar na cidade o Samu Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para atender os casos de emergência, o que vai reforçar o trabalho das duas ambulâncias que o município dispõe para atender a população. “Eu me sinto muito feliz em entregar à população essa magnífica obra, que eu tenho certeza irá trazer saúde a milhares de portuenses. E que vai atender não só Porto Nacional como também as cidades vizinhas”, declarou a prefeita Teresa Martins (PDT).

O Centro de Especialidades Médicas conta com 10 consultórios, duas grandes salas de fisioterapia, um centro de esterilização, recepção, Sala de Pequenas Cirurgias, entre outros.

Lançamento

Ainda no Setor Nova Capital, a prefeita Teresa Martins fará o lançamento da construção do Centro de Zoonoses, Casa do Mel e UPA – Unidade de Pronto Atendimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Porto Nacional