Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O presidente da Força Sindical no Tocantins, Carlos Augusto de Oliveira, membros da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp), e representantes sindicais do Estado participaram nessa quarta-feira 6, da Jornada Nacional de Lutas, realizada em Brasília (DF).

Segundo a Força Sindical, a Polícia Militar declarou que participaram da manifestação cerca de 2 mil pessoas que fechou duas das seis vias do Eixo Monumental, uma das principais vias da capital federal.

Não houve registros de incidentes durante a passeata. A Jornada Nacional de Lutas é um evento realizado anualmente pelas Centrais Sindicais, Força Sindical, UGT, CTB, CGTB, Nova Central, e contou com o apoio de entidades de movimentos sociais como UNE, UBES, CMS, MST dentre outros.

De acordo com as centrais sindicais a jornada é feita para sensibilizar o poder público sobre as principais bandeiras defendidas pelas centrais como, a mudança da política econômica com redução dos juros, desenvolvimento com valorização do trabalho, distribuição de renda e fortalecimento da economia interna Também são reivindicações temas como redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução do salário, fim do fator previdenciário, reforma agrária e valorização da agricultura familiar, aprovação do plano nacional de educação, dentre outras.

No decorrer deste ano as centrais regionais iniciarão as mobilizações nas capitais de acordo com o calendário estipulado pelas centrais nacionais.