Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Eliene Campelo

A Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – Comsea realizou nesta quinta-feira, 21, em Paranã, a primeira Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional com o tema Alimentação adequada e saudável: direito de todos.

Mais de 50 pessoas participaram do evento onde foram sugeridas políticas públicas e ações para melhoria da qualidade da alimentação da população de acordo com três eixos temáticos: I – Avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e da soberania alimentar; II – Plano Estadual e Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; III – Sistema e Política Estadual e Naiconal de Segurança Alimentar e Nutricional – Sisan.

Iramar Cardoso da Silva conselheiro de Segurança Alimentar e Nutricional do Tocantins falou aos presentes a respeito das ações e políticas públicas que podem ser implementadas tanto pelo poder público quanto pela comunidade. “Um exemplo já vivenciado é o programa Compra Direta Local existente nos 139 municípios tocantinenses. Outro, o programa Ciranda Alimentar direcionado a creches de organizações não governamentais; todas estas ações têm como foco a segurança alimentar da população”, frisou o conselheiro.

“Os municípios podem iniciar pequenas ações, mas que produzem um grande impacto na cadeia alimentar, como as cozinhas comunitárias, hortas e lavouras comunitárias, hortas escolares e pequenas feiras de economia solidária” explicou Enir Tereza da Cunha, secretária executiva do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Tocantins, Consea-TO.

A prefeita municipal Edymêe de Cássia Tocantins também participou do evento e falou sobre a necessidade de ações voltadas para a melhoria da qualidade alimentar da comunidade local. “Temos que trabalhar voltados principalmente para nossas crianças da zona urbana e rural” frisou.

Já o presidente do Consea municipal José Arcanjo da Paixão falou das dificuldades que algumas famílias encontram em alimentar-se com qualidade. “Precisamos ter como principal foco que todos façam três refeições diárias e com qualidade nutricional” defendeu.

Nas conferências são eleitos delegados para representar o município durante o evento estadual que será realizado em Palmas em Paranã foram eleitos: Rubênia Carvalho de Farias, Zaida Diacuy, José Arcanjo da Paixão e Nercino Furtado; e os suplentes Reginaldo Porto da Silva, Moracy Alves dos Santos, Eunice Pereira Carvalho e Advan Ferreira Batista.

Na abertura do evento a comunidade assistiu a uma apresentação do Grupo Ministério de Música Samba com Cristo formado por jovens de Paranã que cantaram músicas gospel, samba e pagode.

Fonte: Ascom Prefeitura de Araguanã