Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após um amplo estudo e a construção de um plano de revitalização para os Pioneiros Mirins, o governo do Estado reinicia as atividades do Instituto com a entrega de 11.500 bicicletas, na região do Bico do Papagaio. A ação começou nesta segunda-feira, 25, nos municípios de São Sebastião, Praia Norte, Carrasco Bonito e Sampaio e segue até quinta-feira, 28.

O novo Pioneiros Mirins - que a partir de 07 de junho passou a ser Instituto por meio da lei 2644 de 2011 - iniciará suas atividades no final do mês de agosto e trará muitas novidades tanto para os alunos quanto para suas famílias. O Instituto passará a atender crianças e adolescentes de 6 a 18 anos. As famílias receberão o seu benefício, no valor de R$ 45,00 por meio de um cartão eletrônico e as atividades serão realizadas no espaço físico das escolas em horário oposto ao das aulas. No caso dos municípios em que, a escola não comporta o número de alunos nos dois períodos, as atividades continuarão acontecendo nos núcleos.

Segundo a presidente do Instituto Pioneiros Mirins, Simone Sandri, a entrega das bicicletas é apenas o pequeno começo de tudo o que o governador Siqueira Campos pretende fazer pelas crianças tocantinenses e explica: “Tentamos entregar as bicicletas antes, mas devido a processos legais e burocráticos não foi possível. Mas estamos trabalhando para revitalizar o Pioneiros e fazer com que ele volte a ser o melhor programa social do país”.

A dona de casa de São Sebastião do Tocantins, Rosilene Alves Ventura, mãe do pioneiro mirim, Augusto Alves 13, comemorou a chegada das bicicletas: “Acho tudo isso muito bom, temos ouvido de boas mudanças que vem por ai”. Já Augusto faz planos com o novo meio de transporte: “Agora tenho como ir para escola que é longe da minha casa e também vou passear muito”. Comenta entusiasmado, o pioneiro.

Durante as entregas o secretário do Trabalho e Assistência Social, Agimiro Costa, falou da importância da transversalidade nas ações do governo do Estado e pontuou que as famílias de pioneiros mirins terão prioridades nos programas de inclusão produtiva e microcrédito: “A Setas possui mais de 40 cursos de inclusão produtiva e recentemente lançamos o programa de crédito simplificado “Nossa Oportunidade”. Tudo isso estará disponível a vocês”. Anunciou o secretário.

Também estiveram presente nos eventos o deputado estadual, Amélio Cayres, o Secretário Extraordinário para Assuntos Legislativos, Homero Barreto e lideranças locais.

Fonte: Ascom Setas