Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Nesta segunda-feira, dia 8, no auditório do Palácio Araguaia, a partir das 12h45, ocorre uma mobilização em prol do Plano Brasil Sem Miséria, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Realizado em formato de teleconferência, o encontro vai reunir equipes ministeriais, estaduais e municipais de todo o país.

Em Palmas, o encontro contará com a presença do governador Siqueira Campos, além de reunir secretários de Estado e outras lideranças estaduais e municipais. A reunião será transmitida ao vivo pelo canal NBR, do Governo Federal, e pela internet, por meio dos sites da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e do Brasil Sem Miséria.

O objetivo do encontro é compartilhar informações, esclarecer dúvidas e acolher sugestões vindas dos Estados e dos municípios para o Plano Brasil Sem Miséria. O MDS conta com a colaboração de governadores e prefeitos para organizar a participação de relevantes atores governamentais dos estados e municípios.

Sobre o Plano Brasil Sem Miséria

O Plano Nacional para Superação da Extrema Pobreza “Brasil Sem Miséria”, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em 2 de junho passado, tem como objetivo elevar a renda e as condições de bem-estar da população em situação de pobreza extrema. O Brasil Sem Miséria é direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar mensal é de até R$ 70 por pessoa. De acordo com o Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão nessa situação 16,2 milhões de brasileiros.

O Brasil Sem Miséria agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, entre outras, além de inclusão produtiva. Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o Governo Federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico brasileiro. (Com informações da Ascom/MDS)