Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) lança a campanha “Castre seu Animal de Estimação Gratuitamente”, para estimular donos de cães e gatos a esterilizarem machos e fêmeas. O lançamento será no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), nesta terça-feira, dia 16, às 16 horas, à Rodovia TO 0-80, Km 01, saída para Paraíso do Tocantins.

De acordo com o secretário Samuel Bonilha, esse serviço que a Semus presta à população é uma questão de saúde pública. “O cão e o gato são hospedeiros de vários tipos de doenças como a leishmaniose, a raiva e muitas verminoses que são transmitidas para o homem, especialmente, para as crianças, que vivem de forma mais afetiva com esses animais”, diz o secretário, informando que, além do controle populacional, a castração auxilia também no temperamento comportamental animal.

Vantagens

Segundo o veterinário Wolney Aires Pedreira, coordenador de Zoonoses do CCZ, com a esterilização, as fêmeas deixam de apresentar a fase do cio, ficando mais dóceis, caseiras e livres dos riscos de doenças advindas da prenhes e os machos ficam menos agressivos e com melhor comportamento.

“A cirurgia é rápida e de baixo risco. O animal não sentirá dor, pois estará sob o efeito de anestesia. Após a operação, o animal receberá gratuitamente, medicação anti-inflamatória e antibiótica, para ajudar na recuperação e cicatrização da cirurgia”, explica.

Controle populacional

De acordo com Cláudio Gilberto Garcia, diretor de Vigilância em Saúde, pesquisas do Conselho Nacional de Medicina Veterinária, revelam que uma cadela, em idade fértil, pode ser responsável, em seis anos, pelo nascimento de mais de 60 mil cães, levando-se em consideração, a reprodução de seus descendentes. Segundo Garcia, Palmas possui uma população canina de quase 20 mil cães e cerca de 3 mil gatos.

Clínicas veterinárias particulares, cobram, em média, pela cirurgia de esterilização, em machos, R$ 200,00 e em fêmeas, R$ 380,00.

Como castrar seu animal gratuitamente?

Para agendar o dia da cirurgia, ligue para o CCZ –Centro de Controle de Zoonoses - número (63) 3218 5144 – em horário comercial, ou vá pessoalmente ao CCZ, à Rodovia TO-080, Km01 – saída para Paraíso – ao lado da garagem central do Estado. (Ascom Semus)