Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) e o Comitê Municipal de Mobilização Social de Combate à Dengue reúnem-se com parceiros apresentação dos resultados finais do Levantamento de Índice Rápido por Amostragem para Aedes Aegypti (LIRAa) e discussão das estratégias de enfrentamento da dengue nas próximas semanas, nesta terça-feira, 06 de novembro, às 14h. O encontro acontece no auditório do Edifício Lauro Knot, Quadra 104 Norte, avenida LO 02 lote 30 (Anexo I da Sesau).

Durante a reunião, será apresentado ainda o panorama de ações de combate e prevenção à dengue já desenvolvidas na capital. Os parceiros do Comitê devem ainda apresentar o balanço de ações de prevenção à dengue realizadas com públicos específicos: escolas, empresas, comunidades de quadras estratégicas,  entre outros.

Colaboradores

A reunião é aberta à comunidade, por isso, o secretário da saúde de Palmas, Samuel Bonilha, reforça o convite à população, empresários, associações de moradores e membros de classes representativas para participar do encontro. “Estamos em busca de parceiros da iniciativa privada e de instituições não-governamentais para estruturarmos uma rede estratégica de colaboradores ativos na vigilância ao mosquito da dengue em Palmas”, ressalta Bonilha.

O secretário sugere ainda que “empresários, entidades representantes de classes profissionais, organizações de não-governamentais (ONG's), igrejas, instituições de ensino e comunidade são muito bem-vindos à reunião”.

Focos de fácil remoção

Relatórios recentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) demonstram que mais de 40% dos criadouros encontrados com larvas são passíveis de remoção ou proteção. “Durante as vistorias, nossos agentes encontram muitos criadouros que poderiam ter sido evitados com atitudes simples, como posicionar pneus em área coberta ou colocar areia em pratos de vasos de plantas”, explica Cláudio Gilberto Garcia, diretor de Vigilância em Saúde da Semus.

Parceiros

Compõem o Comitê Municipal os seguintes parceiros: Semus, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Gerência de Vigilância Epidemiológica (GVE), Diretorias de Vigilância em Saúde (DVS) e de Atenção à Saúde (DATS), Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Serviço Social da Indústria (Sesi), Associação de Comércio e Indústria (ACIPA), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Guarda Metropolitana, Conselho Municipal de Saúde (CMS), entre outros.