Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Com o anúncio da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, feita ontem, 16, pela presidente da República, Dilma Rousseff, até 2014 devem ser realizadas cerca de 600 mil matrículas nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia de todo o país. Só o IFTO ofertará mais de 2300 vagas distribuídas em cursos superiores e de nível técnico para o primeiro semestre de 2012.

Nesta terceira fase da expansão universitária e profissional o Instituto Federal do Tocantins contará com mais dois campi que serão instalados nos municípios de Colinas do Tocantins e Dianópolis. Durante o anúncio das novas unidades, a presidente afirmou que o acesso à educação e ao conhecimento deve ser maciço, inclusivo e sistemático, para que jovens e trabalhadores possam dele se beneficiar em todos os recantos do País.

Para o reitor do IFTO, Francisco Nairton do Nascimento, essas novas unidades vão atender duas regiões carentes do Estado. “Hoje, é consenso na sociedade brasileira a grande importância que é a criação de um campus dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia nos municípios”, afirmou o reitor, que informou, ainda, que mais de 5 mil cidades pleitearam os 208 campi anunciados pela presidente Dilma.

De acordo com o reitor, os cursos ofertados irão considerar os arranjos produtivos locais, mas será realizada uma audiência pública para definir quais cursos têm maior demanda e poderão contribuir mais para o desenvolvimento local. Nascimento adiantou que esses campi ofertarão cursos nos níveis médio (técnico) e superior. “Aqueles que não teriam condição de sair do seu município para fazer um curso fora vão ter essa oportunidade com a criação desses campi e, com certeza, vai trazer uma nova expectativa de vida para toda a comunidade local”, acrescentou.

A previsão é que o campus de Dianópolis entre em funcionamento já no próximo ano e será instalado em um prédio que será doado pela prefeitura. Já o campus de Colinas, a expectativa é que até 2013 ele já inicie suas atividades.

Programa de expansão

Além dos campi para os institutos federais, a presidente anunciou a criação de quatro universidade e 47 campi universitários. Desses campi, 20 serão instalados até 2012 e os outros 27, até 2014. Para executar o programa, o governo federal vai investir cerca de R$ 7 milhões por unidade de educação profissional e R$ 14 milhões no caso de campi universitário. Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, esse é o valor mínimo para iniciar as atividades. (Ascom IFTO)