Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em uma turnê que vem percorrendo as principais capitais do país, o humorista piauiense João Cláudio Moreno faz shows, pela primeira vez no Tocantins, em duas apresentações: uma nesta sexta, 19, às 20h30, no auditório da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil de Palmas, e outra no sábado, 20, às 20h, na quadra do Colégio Marista. O show de sábado é beneficente e a arrecadação será para revertido para a construção da Catedral do Divino de Palmas.

Nas duas apresentações, João Cláudio promete surpreender o público com o que ele sabe fazer desde a infância: humor de qualidade. Os shows devem intercalar imitações de personalidades do cenário político brasileiro e pitadas de humor, que geralmente retratam histórias vividas por ele. O tamanho do sucesso do artista pode ser constatado pelo número de exibições de vídeos dele, postados em um blog de fã que registra mais de um milhão de acessos.

Ao imitar um personagem, Moreno não utiliza muitos artifícios cênicos. Toma posse de cada personagem com ferramentas básicas de quem tem talento: expressões faciais, corporais e a própria voz. Dentre seus personagens preferidos para imitação, destacam-se os cantores Luiz Gonzaga, Caetano Veloso e políticos do cenário nacional, a exemplo dos ex-governadores do Piauí, Alberto Silva e Mão-Santa.

A carreira de João Cláudio Moreno teve início na capital piauiense, Teresina, onde chegou aos 14 anos, procedente da sua cidade natal, Piripiri-PI. Na Capital, foi incentivado por amigos e autoridades a montar um espetáculo destinado ao grande público, uma vez que suas primeiras apresentações eram a grupos pequenos e improvisados.

A primeira grande apresentação foi em 1989, com apoio de amigos do curso de Comunicação Social, da UFPI. Devido ao grande sucesso do show, João Cláudio teve que fazer outras apresentações - às vezes duas seguidas em um mesmo dia -, a fim de satisfazer a procura público. Depois disso, seu talento e competência foram o suporte para sustentá-lo na lista dos melhores humoristas do País.

A carreira de João Cláudio Moreno ganhou destaque em nível nacional, após mudar-se para o Rio de Janeiro-RJ, onde conheceu o humorista cearense, Chico Anísio. O encontro, resultou na participação de João Cláudio em um dos quadros no programa de Chico, onde atuou imitando o cantor Caetano Veloso.

Recentemente, João Cláudio Moreno efetivou sua participação no cinema, interpretando um padre no filme “Onde está a Felicidade”, onde contracena com a com atriz, escritora e diretora Bruna Lombardi. Sob a direção de Carlos Alberto Ricelli, a estreia está agendada para o dia 19 de agosto nos cinemas. (Assessoria de Imprensa)