Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Elson Caldas

Na manhã desta segunda-feira, 22, o governador Siqueira Campos participou da abertura do III Fórum de Controle do Tribunal de Contas do Tocantins. O evento, que segue até a próxima quinta-feira, 25, ocorre na Associação Tocantinense de Municípios – ATM e tem como público-alvo os vereados tocantinenses.

Demonstrando preocupação com a atuação dos vereadores nos municípios do Estado, o governador destacou a importância deste agente político no desenvolvimento e aprimoramento de uma boa gestão pública, destacando ainda a necessidade de comprometimento deles com seus mandatos. “Este evento é de extrema necessidade e relevância, pois os funcionários de uma Câmara Municipal devem sempre estar bem treinados e capacitados para que as coisas ocorram da forma correta”, frisou.

Segundo o presidente do TCE – Tocantins, Severiano Costandrade, o Fórum vem contribuir com a formação dos vereadores do estado e, consequentemente, a otimização dos trabalhos na gestão pública. “Estamos promovendo essa capacitação para preparar os vereadores para o bom desempenho dessa função de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, pois é a gestão pública municipal que é responsável pelas ações mais próximas à sociedade. Nosso objetivo é orientar os vereadores para que a normas constitucionais e legais sejam cumpridas”, esclarece.

A abertura do II Fórum de Controle do TCE Tocantins contou ainda com a palestra “Controle Legislativo Municipal”, proferida pelo advogado e assessor do Tribunal de Contas de Rondônia, Laércio Fernando de Oliveira. Conforme Oliveira, o tema é divido em quatro módulos. “Até o dia 25, abordaremos diversos temas como Controle da Administração Pública, Elaboração de Leis, dentre outros. O que estamos realizando aqui é um trabalho pedagógico preventivo que tem como meta fortalecer a eficácia no que se refere às despesas do erário público”, pontuou. (Secom)