Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Proprietários rurais de todo o Brasil em breve estarão solucionando um problema que se arrasta há décadas. Trata-se da falta do georreferenciamento de milhares de propriedades espalhadas pelo País. O Exército Brasileiro e o Incra assinaram Termo de Cooperação Técnica, na semana passada, visando a contração de profissionais para realizarem georreferenciamento de propriedades rurais do Brasil.

O deputado federal e a senadora Kátia Abreu participaram da assinatura da cooperação, em Brasília, juntamente com o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário do Tocantins, Jaime Café.

Em junho, o Diário Oficial da União (DOU) publicou a Portaria que autoriza a contração de pessoal civil pelo Comando do Exercito. Com a publicação da portaria, o Incra, por intermédio do Comando do Exército, vai realizar os trabalhos de análise e certificação dos georreferenciamentos, logo que receber as informações das secretarias de agricultura dos Estados.

Histórico

Depois de ouvir produtores rurais em várias regiões do Tocantins, reclamando da demora da emissão do certificado de georreferenciamento, Irajá Abreu sensibilizou-se, principalmente com a situação de pequenos e médios produtores, buscou e recebeu apoio da bancada federal do Tocantins na Câmara dos Deputados, para fazer a interlocução em órgãos federais e estaduais para resolver o problema.

Em audiência nos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Defesa, em junho deste ano, o deputado sugeriu parceria entre os órgãos do governo federal e estadual visando agilizar a tramitação do processo no Incra, propondo a contratação de pessoal civil para realizar a identificação e demarcação territorial de propriedades rurais do Tocantins, bem como analisar os processos já protocolados no Incra. (Assessoria de Imprensa Irajá Abreu)