Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra no Tocantins Edmundo Rodrigues Costa encaminhou denúncia onde afirma que nesta quarta-feira, 24, duas casas teriam sido queimadas na Fazenda Boa Esperança no município de Nova Olinda.

Segundo o coordenador, todos os objetos da casa foram queimados e uma moradora teve que sair urgente para não ser atingida pelo fogo.

Há uma suspeita, segundo o coordenador, de que seja um incêndio provocado pelo filho de um fazendeiro. O coordenador informou ainda que a fazenda é um imóvel que foi arrecadado indevidamente pelo Itertins.

Nesta quarta-feira, 25, acontecerá uma audiência Pública na Assembleia Legislativa para discutir questão fundiária do Estado.

O debate acontecerá durante a reunião da Comissão de Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público, no Plenário. A sugestão partiu dos deputados José Augusto Pugliesi (PMDB) e Zé Roberto (PT).

O presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Luiz Carlos Alves de Queiroz, o superintendente do Incra, Roberval Gomes da Silva, o coordenador do programa Terra Legal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Welington Borges Costa, e o subsecretário de Assentamento de Pequenas Propriedades da Secretaria da Agricultura do Tocantins, Rodolfo Costa Botelho deverão estar presentes.

Veja a denúncia encaminhada na íntegra:

DENÚNCIA

No dia de hoje, 24 de Agosto de 2011, recebemos a informação por parte das famílias que acampam na Fazenda Boa Esperança no município de Nova Olinda – TO, que duas casas foram queimadas em menos de uma semana, na referida fazenda. As informações dão conta que no domingo passado dia 21/11/2011 foi queimada a casa do Sr Welton, queimando todos os seus objetos. Ontem dia 23/11/2011, outra casa foi queimada a do Sr. Martinei, no momento encontrava dentro da casa apenas sua esposa Maria Cléia que teve que sair urgente para não ser queimada. Todos os objetos da casa foram queimados. As famílias já foram orientadas a irem registrarem um Boletim de Ocorrência na delegacia de Polícia de Nova Olinda.

As famílias suspeitam que esse ato tenha sido praticado pelo filho do caseiro da fazenda Boa Esperança, pois o mesmo há dias vinha rondando o acampamento.

A Fazenda Boa Esperança faz parte do lote nº 43, do loteamento Guajará, com uma área de 1.384,52.26 hectares, é um imóvel arrecadado pelo ITERTINS de forma indevida e ilegal e o mesmo foi titulado para o Sr. Getúlio Félix da Luz.

Várias das famílias que reivindicam essa terra vivem na mesma desde a década de 80. Nesse momento o clima no acampamento é de tensão, pois as famílias temem por novas represálias e por suas vidas.

Edmundo Rodrigues Costa

Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra