Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O prefeito Raul Filho, a convite da presidente da República, Dilma Rousseff, participará da Cerimônia de Abertura de Nova Seleção para Unidades de Educação Infantil e Quadras Poliesportivas Escolares da segunda etapa Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O evento será realizado nesta quinta-feira, 15, às 11h, no Salão Nobre do 2° andar do Palácio do Planalto.

De acordo com o prefeito Raul Filho, em eventos do Ministério da Educação (MEC), o modelo de educação Infantil de Palmas tem sido reconhecido e recomendado como referência para outros municípios. “Nosso modelo de educação Infantil é uma das razões para termos sido convidado para este evento. Nossos projetos são referência para obras em educação no país”, disse.

Segundo o Secretário Municipal de Educação, Zenóbio Júnior, que acompanhará o prefeito na solenidade, durante o evento serão apresentadas as novas regras de concessão de obras para a educação infantil. O secretário ressaltou que projetos para a construção de novas unidades de ensino já estão em tramitação no Governo Federal.

Excelência em Educação Infantil

Ainda segundo Zenóbio, a gestão municipal tem buscado a excelência na educação pública da Capital. “Para a Educação Infantil o cuidado é redobrado na alfabetização e formação das crianças, por isso a atual gestão implantou um novo modelo, as antigas creches foram substituídas pelos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), que priorizam o ‘cuidar e educar’ as crianças”, finalizou o secretário.

Atualmente, Palmas conta com 19 CMEI’s, que atendem 7.194 crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses de idade. Outros sete novos CMEI's estão em fase de licitação, que criarão mais 2.350 vagas. Nesta modalidade de educação as unidades possuem um prédio padrão, desenvolvido para potencializar e amparar os alunos em suas necessidades.

As atividades esportivas também são amplamente valorizadas na educação de Palmas, das 41 unidades municipais de educação, 21 possuem quadras poliesportivas, mais três serão inauguradas ainda neste semestre e outras três estão em fase de licitação. (Ascop)