Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Tocantins abre oficialmente sua programação para a Semana Nacional de Trânsito nesta segunda-feira, 19, com o I Fórum Detran-TO: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas, evento que traz para o Estado grandes pensadores da área de trânsito no Brasil. O fórum acontece no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas, das 8h às 18h20.

Antecedendo o ciclo de palestras do fórum, o Diretor Geral do Detran-TO, coronel Júlio César Mamede, abre o evento e conduz a entrega de comendas para os parceiros do órgão na programação da semana.

Também marca a abertura do fórum o relato de Alessandra Regina de Paula, de Pontalina (GO), que se tornou cadeirante após um acidente de trânsito.

A semana
A Semana Nacional de Trânsito, realizada anualmente, acontece entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano tem como tema a Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa diminuir a mortalidade e o número de feridos graves no trânsito.

No Estado, a programação tem à frente o Detran-TO, junto a órgão e entidades parceiras, contando com blitzen educativas, apresentações teatrais, passeio ciclístico, gincanas e palestras nas escolas. Em Palmas haverá duas simulações de acidentes de trânsito, nas regiões centro e sul.

Ciclo de Palestras do Fórum

Tema: “A regra, a transgressão, o acidente”
Horário: 11h.

Palestrante: Eduardo Biavati – Porto Alegre (RS)

Escritor, mestre em Sociologia (UnB) e especialista em Segurança no Trânsito e Educação para o Trânsito para Jovens. É membro titular da Câmara Temática de Educação e Cidadania do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o biênio 2010-2011. Foi coordenador nacional, por 11 anos, do Programa de Prevenção de Acidentes de Trânsito da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação.

Tema: “Educação para o trânsito: resolve? ’’

Horário: 14h20.
Palestrante: Juciara Rodrigues – Brasília (DF)
Pedagoga, escritora, especialista em desenvolvimento e educação infantil. Foi coordenadora geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Denatran e coordenadora da Câmara Temática de Educação para a Cidadania no Trânsito, órgão de assessoramento ao Contran. Entre livros, apostilas e materiais didáticos, possui 40 obras na área de educação de trânsito. Recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura como autora revelação.

Tema: “Proposta da Década para redução de acidentes de trânsito no Brasil’’
Horário: 15h10.
Palestrante: Ailton Brasiliense – São Paulo (SP)
Presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), já exerceu os cargos de presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Diretor Geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET).

Tema: “Paz no trânsito! Uma decisão coletiva, uma opção individual e cotidiana’’
Horário: 16h30.
Palestrante: Horácio Mello e Cunha Santos – Goiânia (GO)
Advogado graduado pela Universidade Federal de Goiás, especialista em Engenharia de Tráfego e em Transportes pela Universidade Nacional de Brasília e exerce o cargo de Diretor de Operações do Detran-GO.

Tema: “Mudança do comportamento das pessoas no trânsito”
Horário: 17h20
Palestrante: Paulo Gaudêncio – São Paulo (SP)
Psiquiatra formado pela Universidade de São Paulo (USP), dedica-se há cerca de 40 anos à psicoterapia de grupo. Consultor de empresas, lecionou na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e Sorocaba e na Faculdade de Educação Física da USP, na área de medicina esportiva. É colunista da revista Nova e foi eleito em 2008, pela Gestão RH, o palestrante do ano. (Ascom Detran)