Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manoel Lima

A Secretaria Estadual da Educação por meio do secretário Danilo de Melo Souza, foi uma das instituições homenageadas pelas ações de educação no trânsito, durante solenidade realizada nesta segunda-feira, 19 de setembro, referente à abertura da Semana Nacional do Trânsito.

A proposta é reunir instituições diversas para elevar o número de ações de conscientização e prevenção aos acidentes do trânsito e homenagear os parceiros que sempre estão atuando conjuntamente com o Detran – Departamento Nacional do Trânsito.

A cidade de Palmas está entre as cinco capitais brasileiras com o maior índice de acidentes, somente no último semestre, 15 pessoas perderam a vida em acidentes no trânsito e 85% dos acidentes tem como personagens motociclistas.

O secretário Danilo de Melo fez uma referência dos acidentes de trânsito com a violência infanto-juvenil. “É preciso fortalecer a escola para que com a orientação do Detran, se aprendam o respeito a vida e dá importância aos valores da nossa civilização”. Danilo enfatizou que a discussão deve sair do senso comum e avançar para se obter resultados mais concretos. Como exemplo citou o ‘toque de recolher’, que está gerando conflitos na sociedade palmense, mas que as crianças devem ocupar o seu tempo ocioso com coisas que ajudarão na sua formação e não somente em estarem na rua, vulneráveis ao uso das drogas e à violência.

A Semana Nacional do Trânsito acontece de 18 a 25 de setembro, com o tema “Década de Ação pela Segurança no Trânsito” e promoverá debates sobre a responsabilidade dos indivíduos no trânsito por meio do I Fórum Detran-TO, que está sendo realizado no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.

O coronel Júlio César da Silva Mamede, diretor geral do Detran, frisou que em pleno século XXI, é preciso que as instituições se reúnam para pedir o respeito a vida. Ele enfatizou que significativa parcela das pessoas que cometem infrações no trânsito estava em alta velocidade. (Ascom Seduc)