Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Acontece nesta terça-feira,20, em Miracema, no campus da UFT, a 3ª edição da Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social – Consocial.

O evento tem início as 8h e vai contar com a presença de representantes do Poder Público, dos Conselhos (de saúde, educação , de ação social, etc.) e da Sociedade civil dos seguintes municípios: Miranorte, Rio dos Bois, Rio Sono, Tocantínia e Miracema.

A Consocial é uma iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU) que, por meio das controladorias nos Estados, no caso do Tocantins, da Controladoria Geral do Estado – CGE, busca traçar diretrizes de atuação para assegurar a efetividade das políticas públicas de promoção da transparência pública e da participação social, além de fazer um diagnóstico sobre a adoção e implementação dessas políticas nos âmbitos municipal, estadual, distrital e federal. A 4ª edição da Conferência Regional será em Pedro Afonso no próximo dia 23 de setembro.

Temática

A Consocial possui 4 eixos temáticos que são: Transparência pública; Acesso à informação pública; Controle social; Conselhos de políticas públicas; e Prevenção e combate à corrupção.

Os participantes são divididos em grupos, por eixo, e apresentam propostas dentro daquele tema específico. Nas Conferências Regionais haverá a indicação de delegados ( no caso de Miracema serão 8 delegados) dentre os representantes da sociedade civil, do poder público e dos conselhos de políticas públicas que, juntamente com outros escolhidos da esfera estadual, vão aprofundar a discussão dos temas e elaborar propostas finais a serem levadas à conferência nacional. (Ascom CGE)